Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

PORTO MADERO V: Endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo

>Entrega da Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Governo Federal, garante o sonho da moradia digna a centenas de famíliasDepois de passar p...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
23/11/2025 às 12h50
PORTO MADERO V: Endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

>

Entrega da Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Governo Federal, garante o sonho da moradia digna a centenas de famílias

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Depois de passar por momentos de ansiedade e de ter morado na casa de alguns familiares ao longo dos últimos anos, dona Maria Ivani Alves da Silva, de 65 anos, finalmente vai deixar a casa da neta para o seu apartamento próprio. “Ontem ainda era o dia do sorteio e eu já não dormi na noite anterior, muito ansiosa, eu estou completamente feliz. Se ontem fosse a entrega da chave, eu acho que passaria mal de tanta alegria.”

Moradora destaca emoção ao ser contemplada com unidade habitacional
Moradora destaca emoção ao ser contemplada com unidade habitacional

“Para mim, esse dia foi muito especial, e mais especial ainda será o dia em que eu pegar a chave. Quando eu abrir os olhos e ver que estou dentro da minha casa, do apartamento que é meu, vai ser bom demais, principalmente porque ao redor tem tudo o que a gente precisa: padaria, supermercado... tudo vai ficar melhor, principalmente para quem tem problema de saúde, como eu, que tenho problema de joelho”, celebrou a dona de casa.

O clima de realização tomou conta do Teatro Banzeiros na manhã de sábado (22), durante mais uma importante etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida – FAR (Fundo de Arrendamento Residencial): o sorteio das 288 unidades habitacionais do Empreendimento Porto Madero V. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), conduziu essa etapa com a presença de representantes do Governo Federal e da Caixa Econômica.

Após 11 anos de espera, pescador Dildo Menezes comemora a conquista do novo lar
Após 11 anos de espera, pescador Dildo Menezes comemora a conquista do novo lar

Continua após a publicidade
Anúncio

A espera pela casa própria durou 11 anos para o senhor Dildo da Costa Menezes, de 60 anos, que é “pescador desde que se entende por gente”. Junto aos filhos, Tálison Levi e Lucas Levi, de 10 e sete anos, o pescador comemorou o sorteio do apartamento no Porto Madero V: “Essa conquista para mim é um grande prazer, um privilégio saber que eu vou para a minha própria casa. Estou superfeliz e grato pelo trabalho que a Prefeitura de Porto Velho vem fazendo junto ao Governo Federal. A gente morava na beira de um igarapé e estamos muito contentes de ir para o Porto Madero V. É muito bom saber que a gente não vai estar desamparado, morando em algo que é nosso, que é da gente.”

O sorteio representou um degrau a mais para as 288 famílias contempladas, que puderam conhecer o bloco, o andar e o número do apartamento onde irão morar de forma digna e segura. A ação também garantiu transparência na definição das unidades habitacionais destinadas a cada beneficiário.

Sorteio definiu endereços e garantiu transparência para as 288 famílias contempladas
Sorteio definiu endereços e garantiu transparência para as 288 famílias contempladas

Joaquina Andrade, de 56 anos, está mais perto de conhecer a casa própria onde irá morar com suas sobrinhas, depois de nove anos de espera: “Desde 2016 estamos esperando por esse momento. Estou muito feliz por essa conquista, é um sonho que está sendo realizado. Estou emocionada, achei tudo muito bonito lá, organizado... finalmente vamos morar lá.”

Prefeito Léo Moraes destaca transparência e impacto social da entrega das 288 unidades
Prefeito Léo Moraes destaca transparência e impacto social da entrega das 288 unidades

Para o prefeito Léo Moraes, a conquista das 288 famílias fortalece o pertencimento e a economia local: “O sorteio garante a transparência do processo, mas, mais do que isso, a casa própria traz prosperidade para todos, e também a responsabilidade de tomar conta, de zelar. É um trabalho conjunto do Governo Federal, por meio do Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, junto ao Governo do Estado e à Prefeitura de Porto Velho — um trabalho feito por pessoas que amam o que fazem e amam nossa terra. O melhor está por vir para todos vocês.”

Texto: Isabella Leite
Fotos: José Carlos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários