
Representantes do município de Sorriso estiveram reunidos na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, em Cuiabá, com o presidente eleito do tribunal, desembargador Aguimar Peixoto, para discutir a necessidade de criação da 2ª Vara do Trabalho no município.
A comitiva contou com a presença do prefeito Alei Fernandes, do vereador Brendo Braga, da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, e da presidente da subseção da OAB de Sorriso, Carla Guerra. Estiveram presentes ainda integrantes da equipe técnica.
Participaram ainda, de forma remota, a juíza titular da Vara do Trabalho de Sorriso, Dra. Marta Alice Velho, e o diretor de secretaria, Victor Hugo Schmechel.
Durante a reunião, os integrantes da comitiva destacaram que Sorriso passa por um crescimento acelerado, com a população praticamente dobrando desde a instalação da Vara, em 2003. Segundo eles, a demanda trabalhista acompanha esse avanço e, atualmente, a unidade opera no limite da capacidade. O município possui apenas uma Vara do Trabalho, enquanto municípios vizinhos com populações semelhantes já contam com estruturas maiores — como Lucas do Rio Verde, com duas Varas, e Sinop, com três.
Conforme dados levantados durante a correição ordinária foram mais de 1.338 processos solucionados no último ano e mais de R$ 31 milhões arrecadados.
A Vara de Sorriso atende também os municípios de Boa Esperança do Norte, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã.
Próximos passos
O diretor-geral do TRT, Marlon Rocha, explicou que a criação de uma nova Vara requer movimentação interna entre unidades do Estado, além de análise detalhada por uma comissão específica.
Caso aprovada, a instalação da 2ª Vara deve contar com parceria do município para construção de uma nova sede que possa abrigar a ampliação da estrutura.