Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Sorriso reforça pedido para implantação da 2ª Vara do Trabalho

Representantes do município de Sorriso estiveram reunidos na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, em Cuiabá, com o presidente eleit...

Redação
Por: Redação Fonte: Câmara de Sorriso - MT
18/11/2025 às 17h03
Sorriso reforça pedido para implantação da 2ª Vara do Trabalho
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

Representantes do município de Sorriso estiveram reunidos na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, em Cuiabá, com o presidente eleito do tribunal, desembargador Aguimar Peixoto, para discutir a necessidade de criação da 2ª Vara do Trabalho no município.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A comitiva contou com a presença do prefeito Alei Fernandes, do vereador Brendo Braga, da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, e da presidente da  subseção da OAB de Sorriso, Carla Guerra. Estiveram presentes ainda integrantes da equipe técnica. 

Participaram ainda, de forma remota, a juíza titular da Vara do Trabalho de Sorriso, Dra. Marta Alice Velho, e o diretor de secretaria, Victor Hugo Schmechel.

Durante a reunião, os integrantes da comitiva destacaram que Sorriso passa por um crescimento acelerado, com a população praticamente dobrando desde a instalação da Vara, em 2003. Segundo eles, a demanda trabalhista acompanha esse avanço e, atualmente, a unidade opera no limite da capacidade. O município possui apenas uma Vara do Trabalho, enquanto municípios vizinhos com populações semelhantes já contam com estruturas maiores — como Lucas do Rio Verde, com duas Varas, e Sinop, com três.

Continua após a publicidade
Anúncio

Conforme dados levantados durante a correição ordinária foram mais de 1.338 processos solucionados no último ano e mais de R$ 31 milhões arrecadados. 

A Vara de Sorriso atende também os municípios de Boa Esperança do Norte, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã. 

Próximos passos

O diretor-geral do TRT, Marlon Rocha, explicou que a criação de uma nova Vara requer movimentação interna entre unidades do Estado, além de análise detalhada por uma comissão específica.

Caso aprovada, a instalação da 2ª Vara deve contar com parceria do município para construção de uma nova sede que possa abrigar a ampliação da estrutura.