Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Saúde alerta contra o aumento no número de casos de dengue e baixa procura pela vacina

Com a chegada do período chuvoso, quando as condições climáticas se tornam ainda mais propícias a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o número ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
18/11/2025 às 18h16
Saúde alerta contra o aumento no número de casos de dengue e baixa procura pela vacina
(Foto: Ascom Prefeitura)

Com a chegada do período chuvoso, quando as condições climáticas se tornam ainda mais propícias a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o número de casos de dengue aumenta em Lucas do Rio Verde.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Mesmo diante do avanço da doença e do risco de agravamento, a procura pela vacina ainda é considerada baixa, acendendo um alerta para as autoridades de Saúde, que reforçam a importância da imunização e das ações de prevenção.

Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann, em 2025 já foram confirmados 948 casos, sendo 796 de Chikungunya e 249 de dengue. Somente nos últimos 30 dias, 38 novos casos.

O Aedes aegypti se reproduz em qualquer lugar, desde que tenha água parada, e locais comuns como, lixo urbano, pneus, calhas e pratos de plantas são os principais criadouros. Além da dengue e Chikungunya, o mosquito também transmite a Zika.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A conscientização é a principal arma para combater os focos e a proliferação do mosquito. Se cada morador tirar um tempinho por semana, para verificar o seu quintal, nós vamos evitar a doença, que pode levar a morte”, ressalta a supervisora.

Ao contrário do aumento no número de casos de dengue, a procura pela vacina está em baixa nas unidades básicas de saúde. A imunização teve início em 2023 somente na rede privada e em 2024, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a supervisora, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com a segunda 30 dias após a primeira.

A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 6.083 pessoas em Lucas do Rio Verde. No entanto, apenas 3.687 (65%) receberam a primeira dose e 2.143, cerca de 70%, receberam a segunda dose.

“A vacina é segura, eficaz e evita as complicações que podem levar ao óbito. Mas, para garantir a proteção, é preciso que a pessoa tenha recebido as duas doses. Por isso, o nosso chamamento aos pais, para que levem os filhos pra vacinar”, finaliza a supervisora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários