
Foi oficialmente aberta na noite desta segunda-feira (17 de novembro), a 18.ª edição das Olimpíadas da Pessoa Idosa. A cerimônia de abertura, com o acendimento da pira olímpica, foi realizada no Ginásio Domingão, com a presença de atletas e autoridades. Na sequência, ocorreram as primeiras disputas do vôlei adaptado. Neste ano, a inovação ficou por conta da Caminhada da Alegria.
“Normalmente, a volta olímpica é dada no fim das competições, como uma forma de celebrar a vitória, mas neste ano, iniciamos a competição com esta caminhada em volta do ginásio, como forma de destacar que o espírito esportivo, a superação e o esporte como ferramenta de integração e socialização são os grandes vencedores desta competição”, destaca a coordenadora do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), Silvana Milan.
Cerca de 250 atletas “master” estão disputando animadas partidas de biribol, canastra, três sete, bocha, bolãozinho, sinuca, dança de salão, dominó e resta um. Em todas as modalidades, os participantes da Olimpíada terão o acompanhamento de educadores físicos e toda equipe do CCPI.
Os jogos seguem até dia 28, sempre no período da tarde. As disputas do vôlei adaptado serão no Ginásio Domingão e as demais modalidades, no CCPI. O encerramento das Olimpíadas, no dia 28, será com a dança de salão, entrega de medalhas e a tradicional matinê. “A torcida é sempre bem-vinda e tornará ainda mais especial estes momentos de competição sadia, quando os idosos podem mostrar seus talentos e habilidades”, convida Silvana.
As Olímpiadas são organizadas pelo CCPI, que integra a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e contam com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi).
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo de Souza e Milene Zamaro
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).