Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Estudantes do Senac vivenciam rotina do SAMU em atividade prática

A teoria ganhou núcleos de urgência e o som de sirenes nesta segunda-feira (17), quando a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de U...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
18/11/2025 às 13h17
Estudantes do Senac vivenciam rotina do SAMU em atividade prática
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

A teoria ganhou núcleos de urgência e o som de sirenes nesta segunda-feira (17), quando a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sorriso abriu suas portas para receber os alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Senac.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Longe das salas de aula, os alunos aliaram o conhecimento teórico e a realidade da linha de frente com as práticas específicas do atendimento pré-hospitalar (APH). A atividade apresentou, além da complexidade do serviço, a responsabilidade e o coração que regem cada resgate.

Um dos momentos cruciais da visita foi a orientação sobre o funcionamento correto do SAMU. Os estudantes, acompanhados pela professora Sara Carvalho Lima, aprenderam que a primeira ajuda começa antes mesmo da ambulância sair: na ligação.

Durante a visita, os alunos compreenderam a importância de uma ligação objetiva, segura e responsável no atendimento às urgências e emergências com instrutores, reforçando que a calma e a clareza de quem liga podem ser determinantes para salvar uma vida.

Continua após a publicidade
Anúncio

A programação foi um mergulho completo na rotina da base. Os alunos puderam conhecer a estrutura e o funcionamento do serviço, as atribuições das equipes e, de perto, as "estrelas" do APH, bem como a visita às ambulâncias: Alfa - Unidade de Suporte Avançado e Bravo - Unidade de Suporte Básico, onde a tecnologia e o preparo se unem para o salvamento.

Para encerrar, os futuros técnicos em enfermagem participaram de uma roda de conversa com os profissionais, com momentos de esclarecimentos e tira-dúvidas, além de assistirem a uma simulação realista de atendimento a uma vítima de trauma.

A cena, que cobriu a abordagem em Suporte Básico de Vida (SBV) e o posterior acionamento do Suporte Avançado (SAV), permitiu aos estudantes sentirem a adrenalina e a resolução de momentos mais críticos, como destaca a coordenadora da Base, Marisa Antunes Lauermann.

“A vivência prática proporcionada é vista como um pilar fundamental para a formação técnica desses profissionais. A atividade proporcionou uma vivência prática fundamental para sua formação técnica e para o entendimento da importância do atendimento pré-hospitalar”, afirmou Marisa.

  • Texto: Janaína Oliveira

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários