Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

"Posso fazer a diferença", diz aluna durante capacitação sobre primeiros socorros

Curso da Escola do Legislativo foi realizado nesta quarta, em Guajará-Mirim.

Redação
Por: Redação Fonte: ALE-RO
12/11/2025 às 17h00
Aluna do curso (de blusa preta, à esquerda) disse que passou por trauma com engasgo de afilhado (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)

Foi após um momento traumático que a técnica em hospedagem Karoline Lima, de 27 anos, passou a buscar toda oportunidade de aprender sobre primeiros socorros, especialmente em casos de engasgo. “Meu afilhado, com apenas um mês de vida, engasgou e ninguém sabia o que fazer. Foi desesperador. Hoje, percebo que posso, sim, fazer a diferença e ajudar a salvar vidas”, relatou.

Ela participou do curso de primeiros socorros promovido pela Escola do Legislativo (Elero), realizado nesta quarta-feira (12), em Guajará-Mirim. A criança sobreviveu após ser levada com urgência a um posto de saúde. “Ele correu risco de morte. Se soubéssemos aplicar a manobra correta, poderíamos ter agido ali mesmo”, completou Karoline.

A capacitação ocorreu no estande da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), instalado no Bumbódromo Márcio Menacho, onde acontecerá o  Duelo da Fronteira  nesta semana.

Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO
Curso da Escola do Legislativo foi realizado em Guajará-Mirim (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)

O curso está em conformidade com a Lei Lucas (Lei Federal 13.722/2018), que tornou obrigatória a formação em primeiros socorros para professores e funcionários de instituições públicas e privadas de educação básica, além de estabelecimentos de recreação infantil.

A legislação foi inspirada na história de Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que faleceu após se engasgar em uma excursão escolar, pois não recebeu atendimento adequado a tempo.

O curso contou com a participação de estudantes e membros da comunidade. “Vim para aprender mais, porque saber primeiros socorros pode salvar vidas”, afirmou Áquila Oro Nao, estudante do 8º ano, de 15 anos.

No decorrer da formação, a professora e enfermeira Márcia Valéria ensinou o uso correto dos materiais de primeiros socorros e deu orientações sobre como agir em situações como parada cardiorrespiratória, convulsões, desmaios, obstruções das vias aéreas e fraturas.  

Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO
No decorrer da formação, a professora ensinou o uso correto dos materiais de primeiros socorros (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)

“O objetivo é capacitar os participantes com conhecimentos básicos e práticos para que possam agir com segurança até a chegada de profissionais especializados. Inclusive, o protocolo para desengasgo teve uma atualização e já estamos passando nas nossas aulas", destacou a enfermeira.

Além do curso de primeiros socorros, a Elero também ofertará capacitações em fotografia, nesta quinta (13) e sexta-feira (14). As formações foram solicitadas pela deputada Dra. Taíssa (Podemos), representante da região na Assembleia Legislativa.  

“A formação cidadã é uma das ferramentas mais eficazes para transformar realidades. Nosso compromisso é garantir oportunidades como essa para toda a população”, ressaltou a parlamentar.  


Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO

Objetivo do curso é capacitar os participantes com conhecimentos básicos e práticos (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)

Texto: Eliete Marques I Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários