
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) lançou o Edital 1/2025/SEC-GERAL/ALERO para o processo seletivo interno simplificado do Coral Vozes do Legislativo (CVL), que visa selecionar cinco novos coristas para preenchimento imediato de vagas e dez para cadastro de reserva. O projeto institucional busca promover o bem-estar biopsicossocial e a integração funcional entre os servidores, além de abrilhantar sessões solenes e eventos da Casa.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até a próxima quinta-feira, 13 de novembro, sendo o processo seletivo exclusivo para servidores da Alero.
Cultura e bem-estar
“Para quem tenta ingressar no coral Voz do Legislativo, eu costumo dizer que não é só o bem-estar, cantar envolve saúde do corpo inteiro, é mental, é físico, a gente se alonga e, mais do que isso, convivência social” ressaltou a regente e chefe de divisão do coral, Lívia Farias, ao falar das vantagens em se tornar membro do CVL.
Segundo a regente, o coral proporciona uma comunidade onde colegas se conhecem e interagem, um "bem-estar interno indescritível", que é a razão pela qual "ninguém que entra quer sair."
A servidora Alessandra Souza, assessora técnica lotada na Logística, que participa há quase dois anos, reforça que o coral é "um aprendizado, é uma evolução para a pessoa como ser humano, porque a gente aprende várias coisas. Não é só cantar." Ela enfatiza o desenvolvimento de técnicas e a troca de experiências afirmando que "o coral também é uma comunidade que a gente troca experiência, troca experiência com outros setores e a gente aprende, evolui como ser humano mesmo, aprende com as diferenças."
A servidora Damaris Soares, que trabalha no setor de Relações Humanas, apontou a vantagem de desenvolver a musicalidade, aprender músicas e conhecer melhor a própria voz, especialmente para quem já tem experiência em coral.
Para a assessora de comunicação Marcela Bonfim, a oportunidade representa um incentivo cultural oferecido pela Casa, permitindo-lhe "voltar a uma rotina que tinha antes de musicalidade", com ganhos para o bem-estar mental e físico.
O CVL também cumpre a missão de cultivar valores como cidadania, espírito de equipe e senso de responsabilidade entre os servidores , além de difundir a cultura do canto coral e construir a identidade cultural da Alero.
Requisitos, vagas e audições
O edital prevê cinco vagas imediatas, sendo 3 para naipe Soprano e 2 para naipe Contralto, além de 10 vagas para cadastro de reserva em diferentes naipes. Todos os candidatos devem ser servidores em efetivo exercício na Casa de Leis, ter aptidão musical e, principalmente, ter disponibilidade para os ensaios e apresentações.
Os ensaios ordinários ocorrem duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, das 14h às 16h , no Plenarinho da Alero.
A avaliação medirá a afinação, musicalidade, coordenação rítmica e memória auditiva do candidato. Será valorizada a experiência anterior em coral, que pode somar até 20 (vinte) pontos na avaliação.
As audições serão realizadas no Plenarinho 1, no 2º Andar do edifício-sede da Alero, entre os dias 18 e 20 de novembro de 2025, a partir das 8h30.
Você pode conferir o edital na íntegra clicando aqui .
Texto: Isabela Gomes | Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO