
Sorriso encerrou nesta segunda, 03 de novembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. Durante a mobilização, foram vacinados 14.451 cães (cobertura de 80,28%) e 4.073 gatos (cobertura de 81,46%), portanto, um total de18.524 animais, entre cães e gatos, o que representa80,54%da meta estabelecida de 23.000.
Segundo Claudete Damasceno, coordenadora da Vigilância Ambiental, a resposta da população foi bastante significativa e o resultado foi fruto de um trabalho em equipe e do engajamento da população.
“O resultado alcançado é a prova de que o esforço em conjunto faz a diferença. Com planejamento, estratégias bem definidas e o empenho de toda a equipe, acreditamos que foi possível alcançar o máximo da cobertura vacinal e manter os índices em dia.
A vacina contra raiva é destinada a cães e gatos a partir de três meses e funciona como uma barreira de proteção não apenas para os pets, mas também para toda a comunidade.
“Os números refletem o compromisso dos tutores e a importância da vacinação como principal ferramenta de prevenção contra a raiva, uma doença grave com alta taxa de mortalidade, mas totalmente evitável com a dose anual”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, reforçou a importância da campanha para a segurança de todos, ressaltando o papel preventivo das ações.
“A vacinação antirrábica é uma das ações mais importantes da nossa saúde preventiva. Quando imunizamos cães e gatos, estamos protegendo a vida dos animais e blindando a nossa população contra o risco de uma doença fatal. Agradecemos a cada tutor que recebeu nossos agentes e garantiu a proteção de seus animais de estimação e, consequentemente, de toda a família”, ressaltou Jordani.
A vacinação antirrábica realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e desenvolvida pelas equipes de Vigilância Ambiental, envolveu mobilização das zonas urbana, periurbanas e rural de Sorriso.
“Com essa expressividade de adesão à vacina antirrábica, conseguimos garantir um cuidado coletivo, demonstrando que a saúde animal e a saúde humana caminham lado a lado”, finaliza Claudete.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Semsa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).