
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Projetos e Desenvolvimento e Coordenadoria Fundiária Rural, inicia nesta terça-feira (04) um levantamento das comunidades rurais e famílias que vivem em áreas isoladas e ainda não possuem acesso à energia elétrica. A ação integra o Programa de Eletrificação Rural “Luz para Todos”, do Governo Federal, que tem como objetivo garantir o acesso universal à energia elétrica para populações que residem em áreas remotas e de difícil acesso, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável.
De acordo com o coordenador Sandro Martins, a equipe começa os trabalhos hoje na região de várzea, abrangendo as comunidades de Lago do Marajá, Comunidade do Borralho, Comunidade Vila das Onças, Comunidade Vila Nova, Comunidade do Pajé, Núcleo do Arco, Comunidade da Guariba, Comunidade São José e Comunidade Limãozinho do Meio, localizadas no Paraná de Parintins. Ele ressaltou que o trabalho está sendo feito em parceria com a Prefeitura de Parintins, sob orientação do prefeito Mateus Assayag e o senador Eduardo Braga, evidenciando o esforço conjunto entre as esferas municipal e federal.
“Recebemos a missão de mapear as comunidades e produtores isolados de energia. Vamos identificar e referenciar essas casas para inseri-las no projeto federal de energia solar, em parceria com Prefeitura de Parintins, sob a gestão do prefeito Mateus e senador Eduardo Braga”, explicou Sandro Martins.
O cronograma de trabalho não tem data prevista para conclusão, pois depende do progresso do levantamento, que deve seguir até domingo, cobrindo toda a área planejada.
O Programa Luz para Todos foi criado em 2003 e relançado em 2023, com a meta de beneficiar até 2026 cerca de 500 mil famílias, especialmente nas regiões Norte do país e nas áreas da Amazônia Legal, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
Texto: Bruna Karla - SECAT/SECOM
Foto: Yuri Pinheiro - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)