Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Proposição do deputado estadual Marcelo Cruz debate menopausa na Assembleia Legislativa de Rondônia

Foi durante sessão solene onde o tema da palestra foi ‘Menos Pausa Mais Vida’.

Redação
Por: Redação Fonte: ALE-RO
31/10/2025 às 17h11
Proposição do deputado estadual Marcelo Cruz debate menopausa na Assembleia Legislativa de Rondônia
Deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), que estava acompanhado da mãe, Irmã Marineuza, e do pai, o pastor e vereador Evanildo Ferreira (Foto: Assessoria Parlamentar)

Um momento marcante na vida de toda mulher é a menopausa, quando ocorre a suspensão definitiva da menstruação, marcando o fim do período reprodutivo dela e o fim da fase em que os ovários produzem óvulos e hormônios como o estrogênio e a progesterona de forma regular. Esse processo natural geralmente ocorre por volta dos 50 anos de idade e é diagnosticado oficialmente após 12 meses consecutivos sem menstruar.

Foi com o objetivo de debater esse assunto, que a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na tarde da última quinta-feira (29), uma sessão solene, com a palestra "Menos Pausa Mais Vida", em referência ao mês outubro rosa.

Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO
Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) (Foto: Assessoria Parlamentar)

O proponente foi o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), que estava acompanhado da mãe, Irmã Marineuza, e do pai, o pastor e vereador Evanildo Ferreira. Ele agradeceu a todos os envolvidos na organização da sessão solene e também às palestrantes: a médica Natalie Faria, a jornalista Vanessa Mafra e a empresária Bruna Entorno.

“Esse é um mundo novo para mim, eu faço política na cultura e no esporte, mas não direcionado totalmente para as mulheres e a drª Natalie Faria me abriu o olho após cinco minutos de conversa. Eu vi o quanto as mulheres precisam de informações. Tenho certeza que muitas mulheres que estão em depressão, com dificuldade nos lares, ansiedade e que estão aqui hoje, vão sair daqui com a vida transformada após essa palestra. Eu tenho certeza que essa será a primeira de muitas outras que vão ocorrer”, declarou.

Uma das palestrantes foi a comunicadora Vanessa Mafra que falou da autoestima da mulher abordando ‘O que aconteceria na sua vida hoje se você parasse de se limitar e decidisse brilhar de verdade?’.

Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO
Sessão solene, com a palestra "Menos Pausa Mais Vida", em referência ao mês outubro rosa (Foto: Assessoria Parlamentar)

“Às vezes, sempre colocamos alguém na nossa frente. Nós mulheres temos uma tendência a sermos cuidadoras, a estarmos sempre à disposição. Os cuidadores tendem a estar sempre disponíveis para o outro, mas, nem sempre, quando estamos 100 % disponíveis estamos dispostos a olhar para nós mesmos. A pergunta que faço é: quem cuida do cuidador?”, questionou.

Bem estar

A segunda palestra foi com Bruna Entorno, que atua como consultora de bem-estar e diretora da empresa Farmasi, empresa do ramo de beleza. Ela falou sobre o tema ‘Despertar da liderança feminina que transforma vidas’, onde mostrou que toda mulher tem um ponto de virada na vida. A palestrante mostrou algumas imagens mostrando quem era ela, antes de perceber o momento da mudança.

“Eu era mulher, mãe, empresária, mas totalmente vazia. Eu era uma fazedora. Fazia, fazia e não vivia. Estava o tempo todo exausta e com a agenda cheia, mas sem propósito. Eu quero mostrar que tudo isso que está sendo feito visa, apenas, aprovação do marido, dos filhos e das pessoas. Isso parece virtude para todos, mas, na verdade, você está se auto sabotando. Você se escondendo atrás de um monte de tarefas, está evitando se olhar. Quando você se cura disso, está ensinando para seus filhos que você é importante. Quando você se coloca em primeiro lugar, você não está sendo egoísta. Está pensando na sua família. Pense, eu existo e sou a pessoa mais importante e vou cuidar de mim hoje”, frisou.

Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO
Sessão solene onde o tema da palestra foi ‘Menos Pausa Mais Vida’ (Foto: Assessoria Parlamentar)

A última palestra foi a da médica Natalie que tratou do tema menopausa. Ela explicou que quando falamos sobre isso, as únicas coisas que vêm à mente são coisas ruins como calor, queda da libido, queda do cabelo, mudanças de humor e entre outros sintomas.

“Como só lembramos de coisas ruins, logo nos achamos pessoas ruins. Essa fase afeta muito a nossa autoestima. Autoestima não é estética, ela também é saúde. Hormônio, menopausa não é coisa de mulher, é coisa de família e todos precisam ter conhecimento”, explicou.

Ao final do encontro que contou com uma plateia bem diversificada onde, apesar de alguns homens presentes, o público-alvo foi as mulheres. E a organização do evento informou que a palestra poderia ser levada para as comunidades, sendo necessário para isso entrar em contato com o pessoal do gabinete do deputado Marcelo Cruz.


Texto: Ivanilson Tolentino | Jornalista
Foto: Assessoria Parlamentar

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários