Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura de Parintins e IFAM certificam professores em Educação Inclusiva

Ouvir Notícia A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), real...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
25/10/2025 às 12h40
Prefeitura de Parintins e IFAM certificam professores em Educação Inclusiva
Foto: Arleison Cruz
Ouvir Notícia

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), realizou na noite desta sexta-feira, 24, na Escola Municipal Beatriz Maranhão, a cerimônia de certificação do curso de formação de professores em Educação Inclusiva, ofertado pelo Projeto Arumã.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A cerimônia marcou a conclusão de mais uma importante etapa na formação continuada dos educadores da rede municipal. Participaram do evento a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, a secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, a subsecretária Carla Joseane, o coordenador do curso de formação de professores do IFAM, Dalmir Pacheco, além de colaboradores e professores concluintes.

Durante o evento, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves destacou a relevância da formação para o aprimoramento dos profissionais que atuam na rede municipal e o compromisso da gestão com a educação inclusiva: “A educação inclusiva exige preparo, sensibilidade e métodos adequados para lidar com cada realidade. A administração do prefeito Mateus Assayag tem investido nessas formações para garantir que nossos professores estejam qualificados e seguros em sala de aula. Nosso olhar está voltado para uma educação inclusiva e humanizada, e essa é uma preocupação constante da nossa gestão”, afirma.

A secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, ressaltou os avanços alcançados pela gestão na área da inclusão e o compromisso com a valorização dos educadores. “São avanços na educação inclusiva e na gestão do prefeito Mateus Assayag e da nossa vice-prefeita Vanessa. Desde o início do mandato, nossos professores já estão no terceiro curso voltado à inclusão dos nossos alunos. Essa parceria com o IFAM e a UFAM vem somar com o nosso trabalho e representa grandes avanços para a educação do município”, declara.

Continua após a publicidade
Anúncio

O coordenador do curso de formação de professores da Educação Especial do IFAM, Dalmir Pacheco, ressaltou a importância da iniciativa para promover uma inclusão efetiva e transformadora. “Esse tipo de formação é superimportante para que possamos valorizar e incluir os estudantes da educação especial de fato e de direito, oferecendo não apenas teoria, mas também prática. Como é um curso pensado por pessoas com deficiência, o resultado é mais efetivo. Parintins está de parabéns pela parceria, pois é assim que podemos, de mãos dadas, fazer uma revolução através da educação”, ressalta.

Representando os professores participantes, o educador Kildere Silva, que atua na área da educação inclusiva, destacou o impacto da formação no trabalho docente e no atendimento aos alunos. “Esse curso foi de grande importância para nós, professores, pois nos capacita para acolher e atender melhor nossos alunos com deficiência. Agradeço ao prefeito Mateus Assayag e à secretária Gizelle por investirem na qualificação dos profissionais e fortalecerem a educação inclusiva em Parintins”, agradece.

A certificação dos 39 professores reforça o compromisso da Prefeitura de Parintins com uma educação de qualidade, inclusiva e humanizada, que valoriza o papel dos educadores e garante oportunidades para todos os estudantes.


Texto: Oliver Freire – SEMED/SECOM
Fotos: Arleison Cruz 
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários