
>
Evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho reuniu mulheres em uma manhã de lazer, autocuidado e conscientização
Uma manhã repleta de energia, sorrisos e solidariedade marcou este sábado (25), no Espaço Alternativo de Porto Velho, com a realização da 1ª Caminhada Outubro Rosa “Passos que Florescem”. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), vinculada à Secretaria Geral de Governo (SGOV), reuniu dezenas de mulheres em uma ação voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

CUIDADO E LAZER
Para a coordenadora da CPPM, Anne Cleyanne, a caminhada simboliza o fortalecimento das mulheres e a importância de se cuidar. “Foi uma manhã maravilhosa, pensada especialmente para nós, mulheres. Além de ser um momento de lazer e integração, é também um lembrete sobre a importância do cuidado com a saúde. O câncer de mama pode ser prevenido e tratado quando diagnosticado a tempo. A Prefeitura de Porto Velho tem sido uma grande parceira em ações que incentivam o autocuidado e o acesso à informação”, destacou Anne.

A manhã também foi marcada por muita dança e descontração. A instrutora de zumba, Jéssica Brenda, comandou uma animada aula coletiva, envolvendo todas as participantes. “É muito importante unir o exercício físico com uma causa tão nobre. O Outubro Rosa nos lembra de cuidar da saúde, fazer o exame de mama e prevenir o câncer. E nada melhor do que fazer isso se movimentando e se divertindo”, disse Jéssica.

O prefeito Léo Moraes também falou da relevância da ação e o compromisso da gestão municipal com políticas voltadas às mulheres. “Eventos como este reforçam o papel da Prefeitura em promover saúde e bem-estar. O Outubro Rosa é um lembrete de que a prevenção salva vidas. Queremos que as mulheres de Porto Velho se sintam cuidadas, apoiadas e valorizadas”, afirmou o prefeito.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promoveu uma Feira de Adoção de Animais, reunindo cães de médio e grande porte, todos castrados, vacinados, vermifugados e microchipados.
A gerente de Proteção Animal da Sema, Indira Iara, explicou a importância da ação. “Nós, da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, organizamos essa feira com animais resgatados em operações junto com a polícia. Eram 20, agora estamos com 11 à espera de um lar. Todos estão prontos para adoção responsável, castrados, microchipados e vacinados. Eles só esperam uma nova chance de carinho e cuidado”.
Texto:Jhon Silva
Fotos:Mateus Santos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)