Com a mão na massa. Literalmente. Assim estiveram, nesta semana em Brasília, a nutricionista e responsável técnica pela Padaria Municipal, Jamille Foléis Serpa, e a padeira Tânia Mariano da Silva. As duas representantes de Sorriso participaram, na capital federal, do curso prático do programa Padaria Artesanal.
“Aprendemos a preparar 10 receitas de pães que são produzidos de forma artesanal, sem uso de equipamentos sofisticados, com ingredientes naturais, livre de conservantes, de baixo custo de produção, alto valor comercial e com alto valor nutricional”, comentou Jamille, complementando que o objetivo é capacitar a população em vulnerabilidade proporcionando uma fonte de renda ou simplesmente melhorar a alimentação da família.
O Projeto Padaria Artesanal é uma iniciativa do Governo Federal que visa promover a capacitação empreendedora, estimulando o empreendedorismo e a inclusão produtiva. O foco principal do projeto, liderado diretamente pela segunda-dama, Lu Alckmin, é incentivar a formalização de negócios e a geração de emprego e renda, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
No Estado de Mato Grosso, Sorriso é a primeira cidade a aderir à proposta, e vai servir como polo multiplicador desta iniciativa. “Estamos finalizando a instalação da Padaria Municipal em um novo endereço, bem próximo à Prefeitura, onde o conhecimento adquirido será replicado e poderá ajudar na renda, bem como na nutrição, de muitas e muitas famílias sorrisenses”, antecipa a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel.
A cidade foi oficializada como polo do programa durante o evento “Prefeitos do Agro”, em 12 de setembro. Na oportunidade, Lu Alckmin destacou o caráter transformador do projeto. “Os conhecimentos que as pessoas receberão no programa, podem se tornar sustento e dignidade para muitas famílias”, disse.
Em Sorriso, o programa terá coordenação direta da secretária-adjunta Rejane Reis. Para a primeira-dama e secretária da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, o programa deve funcionar como uma rede de apoio social do município. “Este é um grande projeto de capacitação, que chega para gerar emprego e renda e oferecer novas perspectivas à nossa população”.
O Padaria Artesanal já soma dezenas de polos em diferentes estados, com impacto direto na vida de mulheres, jovens e famílias em vulnerabilidade. “Agora, em Sorriso, o pão feito à mão se transforma também em símbolo de esperança, autonomia e futuro”, reforça Mara.
Texto: Nádia Mastella | Com Larissa Gribler
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).