O Marco Zero, que costuma ser bem movimentado, especialmente aos fins de semana, trouxe uma programação bem divertida para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, nesta sexta-feira (10). Organizada pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nova Vida, a “Tarde Cultural” foi um convite ao cuidado e à reflexão, lembrando que quem cuida da mente e das emoções, cuida também da própria vida.
Através da conexão humana, o evento levou música, dança e muita sensibilidade a um dos pontos turísticos mais encantadores do Município. Foi um momento para desacelerar, respirar e lembrar que cuidar de si e do outro é um gesto de amor e empatia.
Entre risos, brincadeiras e acolhimento, a programação contou com apresentações de música, dança e outras manifestações artísticas. Para Bruna Gonçalves, coordenadora da Atenção Especializada, “o momento de partilha quebrou o silêncio que tantas vezes isola quem enfrenta desafios emocionais”.
A ação reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em olhar para a saúde mental de forma ampla, não apenas como a ausência de transtornos, mas como resultado de vínculos afetivos, convivência comunitária e políticas públicas que fortalecem o cuidado com as pessoas.
A coordenadora do Caps Nova Vida, Jossane Martelo, destaca que encontros como este são oportunos e necessários para a reconexão com a própria humanidade e com a do outro.
“Ao levar o debate para o coração da cidade, o evento reforçou que a saúde mental é uma responsabilidade de todos e um pilar para uma sociedade mais saudável e empática”, destacou a coordenadora do Caps Nova Vida, Jossane Martelo.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Cleiton Isidoro
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).