Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Transformação da Escola Estadual José Domingos Fraga em Cívico-Militar é solicitada por vereadora

O Requerimento 249/25 que solicita ao governo do Estado a integração da Escola Estadual José Domingos Fraga ao modelo cívico-militar.De autoria da ...

Redação
Por: Redação Fonte: Câmara de Sorriso - MT
10/10/2025 às 10h10
Transformação da Escola Estadual José Domingos Fraga em Cívico-Militar é solicitada por vereadora
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

O Requerimento 249/25 que solicita ao governo do Estado a integração da Escola Estadual José Domingos Fraga ao modelo cívico-militar.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

De autoria da vereadora emedebista Prof.ª Silvana, o pedido justifica “que a comunidade escolar da Escola Estadual José Domingos Fraga tem enfrentado dificuldades relacionadas à indisciplina, evasão e necessidade de maior apoio à formação integral dos alunos”.

Na opinião de Silvana, a implantação desse modelo cívico-militar possibilitará maior envolvimento da família e da comunidade, promovendo ambiente escolar mais seguro, organizado e propício ao aprendizado.

Para a parlamentar, a transformação de escolas estaduais para o modelo cívico-militar, em diversas cidades do Estado, tem se mostrado eficiente na melhoria da disciplina, no fortalecimento dos valores cívicos e no rendimento escolar dos estudantes. “A educação de qualidade é direito fundamental e constitui dever do Estado e da sociedade, devendo ser garantida por meio de políticas públicas que priorizem a valorização do ensino e o futuro dos jovens”, cita a propositura – subscrita pelos demais vereadores – que será encaminhada ao governador Mauro Mendes e à Seduc.

Continua após a publicidade
Anúncio

Mudança - A transformação de escolas estaduais em cívico-militares em Mato Grosso envolve um processo de consulta pública, onde pais, responsáveis e alunos com mais de 16 anos votam sobre a conversão da unidade. Se aprovado, a escola adota um modelo que integra o currículo pedagógico tradicional da Seduc com a presença de militares da reserva, que atuam na organização e disciplina, mas não substituem os professores no ensino. O objetivo é melhorar o ensino e o ambiente escolar, especialmente em unidades com altos índices de violência ou evasão.