Nesta quinta-feira (9), os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Eça de Queirós participaram de uma atividade sensorial. A iniciativa faz parte do projeto “Missão dos Guardiões”, que tem como objetivo promover a inclusão das crianças atípicas nas atividades escolares, além de estimular a imaginação, criatividade, convívio social e o trabalho em equipe.
“Nesta atividade, trabalhamos os cinco sentidos — visão, audição, olfato, paladar e tato —, além de desenvolver a habilidade de improvisar para solucionar problemas. Em geral, quando há alguma mudança na rotina ou ocorre um imprevisto, as crianças atípicas tendem a se desregular emocionalmente. Por meio deste projeto, buscamos auxiliá-las a lidar melhor com suas emoções e a se abrir para o novo”, destacou a professora do AEE, Elisa Penhavel.
Para esta dinâmica, os alunos foram divididos em três equipes para participar das estações correspondentes a cada um dos sentidos. Na estação do olfato, uma professora vendava os olhos dos estudantes e, em seguida, apresentava diferentes aromas — como os de pimentão, queijo ralado e hidratante, entre outros. O desafio consistia em identificar a qual objeto pertencia cada cheiro.