Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Gestantes de alto risco recebem cuidados humanizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Internada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, devido à diabetes gestacional, Raíssa Rosa recebe acompanhamento especializado de n...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
09/10/2025 às 06h20
Gestantes de alto risco recebem cuidados humanizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
A unidade atende gestantes com quadro de alto risco, como diabete gestacional, realizando o acompanhamento durante a gravidez

Internada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, devido à diabetes gestacional, Raíssa Rosa recebe acompanhamento especializado de nutricionista, ginecologista e obstetra. “Estou seguindo uma dieta específica, orientada pela equipe de nutrição. Tudo está bem equilibrado e controlado para manter meus níveis de glicose dentro dos limites. Vou permanecer aqui até minha filha nascer. O ambiente é acolhedor, com profissionais atenciosos. Não tenho do que reclamar”, relata a paciente.

Assim como Raíssa, muitas mulheres enfrentam gestações delicadas que exigem cuidados especializados. Para garantir o suporte necessário, o governo de Rondônia, por meio da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, realizou cerca de 1.500 partos entre janeiro e julho deste ano. O hospital oferece atendimento multidisciplinar às gestantes e aos recém-nascidos, consolidando-se como um dos principais centros de referência para casos de gravidez de alto risco no estado.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cada mãe merece ser cuidada, cada bebê merece nascer com dignidade. Por isso o governo do estado oferece todo o suporte necessário, durante o tempo que for preciso, até a alta completa.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Toda gestante inicia o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde, por meio do pré-natal. Caso seja identificada uma gravidez de risco, ela é encaminhada para avaliação com especialistas conforme o quadro clínico. Se necessário, o atendimento é transferido para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, onde a paciente permanece sob cuidados especializados até a alta médica.

A unidade oferece assistência multidisciplinar com profissionais de nutrição, pediatria, obstetrícia, ginecologia, psicologia, psiquiatria, neurologia, reumatologia e serviço social. Quando há necessidade de outras especialidades, como ortopedia, é feito um parecer médico e o encaminhamento para o atendimento é realizado dentro da própria estrutura hospitalar.

Continua após a publicidade
Anúncio

CUIDADO E MEMÓRIA AFETIVA

Pintura realizada pela equipe de enfermagem do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
Pintura realizada pela equipe de enfermagem do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Giucelene Almeida, também moradora de Porto Velho, está na 33ª semana de gestação e aguarda a chegada de gêmeas. Diagnosticada com diabetes gestacional, ela relata a tranquilidade que encontrou na unidade. “Minha gravidez está sendo muito tranquila aqui. A equipe está ansiosa junto comigo pela chegada das minhas bebês. A atenção é redobrada por conta da glicemia, mas estou seguindo direitinho a dieta que me passaram. Todos os dias a ginecologista vem conversar comigo. Assim que minha glicemia estabilizar, volto pra casa”, contou.

A ala da maternidade passou por revitalização e ganhou 47 novos leitos
A ala da maternidade passou por revitalização e ganhou 47 novos leitos

Além do cuidado clínico, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro também valoriza a dimensão emocional da maternidade. Após o nascimento do bebê, a equipe realiza uma homenagem simbólica: a placenta é cuidadosamente retirada e utilizada para criar uma pintura conhecida como “Árvore da Vida”. Essa representação eterniza a gestação, transformando o vínculo entre mãe e filho em uma memória afetiva e única, um gesto que celebra a força, a beleza e a história de cada nascimento.

ESTRUTURA RENOVADA

Neste ano, a ala da maternidade passou por revitalização e ganhou 47 novos leitos. A reforma completa do Centro Obstétrico está em fase final e será entregue em breve. Ao todo, são 50 leitos distribuídos em 14 enfermarias e quatro quartos de internação, com quatro leitos cada — promovendo mais conforto e qualidade no atendimento às usuárias.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, reforça o compromisso com o cuidado humanizado. “Esse é um momento delicado na vida da mulher. Nossas unidades e profissionais estão preparados para oferecer acolhimento, atendimento especializado e uma saúde de qualidade”, pontuou.

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Daiane Mendonça, Pablo Belo e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários