Temos por orientação que a Assembleia Legislativa é a Casa de Leis, por onde passam os projetos que transformam a realidade do povo do estado, que a Assembleia é uma casa fiscalizadora dos atos do executivo e que a Assembleia é a Casa do Povo.
Mas em Rondônia, a Assembleia Legislativa é tudo isso e muito mais. A Alero é comunicação, é informação, é união de forças, é inclusão e através da Escola do Legislativo (Elero), a Assembleia Legislativa de Rondônia também é educação.
E no quesito educação, pensando no futuro dos nossos estudantes, a Elero inovou e está levado a todas as regiões do estado de Rondônia o Projeto Acelero Enem, com aulões intensivos e preparatórios para o quem irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no mês de novembro.
O Acelero Enem já passou por Porto Velho, Ariquemes, Vilhena e Rolim de Moura e neste sábado, 04 e domingo, 05, esteve em Ji-Paraná e Cacoal, respectivamente, com mais de 800 inscritos nos dois municípios.
Em Ji-Paraná, o aulão aconteceu no auditório da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, que gentilmente cedeu o espaço para receber os alunos de Ji-Paraná que buscam a nota máxima no Enem 2025. Durante mais de 5 horas, os alunos de Ji-Paraná receberam dicas, orientações técnicas e revisão dos temas que mais caem no Enem, nas disciplinas de Matemática, Linguagens e Códigos, filosofia, química, biologia e redação. O Evento em Ji-Paraná foi uma solicitação do deputado e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSD)
Na capital do Café, a pedido dos deputados Cirone Deiró (União Brasil) e Cássio Góis (PSD), o Acelero Enem começou logo cedinho no auditório da Câmara de Vereadores, que ficou completamente lotada, sendo necessário abertura de um novo espaço, no plenário, para abrigar confortavelmente em ambos os ambientes.
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Wellys Assis, o Acelero Enem é um projeto inédito da Assembleia Legislativa preparado com as matérias mais específicas do Enem e a presença de professores capacitados e especialistas que ajudam na orientação do alunos com dicas importantes, numa forma de inclusão social e aposta no futuro do povo rondoniense, pois temos certeza que através da educação conseguiremos um estado cada vez melhor.
"Agradecer ao presidente Alex Redano, que pela sua visão desenvolvimentista vislumbrou esta possibilidade, acreditou num projeto de educação preparatória e não mediu esforços para a realização do Acelero nas mais diversas regiões do estado. Já estivemos com o Acelero Enem em Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Rolim de Moura e neste fim de semana, aqui em Ji-Paraná e Cacoal, levando oportinunidades para que nossos estudantes possam ser aprovados no Enem, conquistando as melhores vagas nas universidades e faculdades de Rondônia ou em qualquer lugar do país", disse Wellys..
O presidente da Assembleia Legislativa destacou a importância da participação de todos os parlamentares nesse Aulão que está percorrendo todo o estado. “Quero agradecer ao deputado Laerte Gomes, nosso vice-presidente, por ter solicitado essa edição do Acelera Enem para Ji-Paraná. Laerte é um grande parceiro da educação e tem sido incansável em buscar ações que beneficiem a juventude do seu município e de toda a região central do estado. É esse tipo de união e comprometimento que fortalece nosso trabalho e leva oportunidades reais aos estudantes”, destacou Redano.
Ainda de acordo com Alex Redano, a ideia do Aulão Acelero Enem busca oportunizar aos estudantes que estão se preparando para o Enem, mais uma oportunidade de garantir conhecimentos e dicas que são importantes para o sucesso na prova, que abre oportunidades para o futuro. “O Aulão Acelero Enem nasceu do nosso compromisso em apoiar os jovens rondonienses na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. A ideia surgiu dentro da Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo, com o objetivo de oferecer oportunidades iguais de aprendizado a todos os estudantes, especialmente àqueles que não têm acesso a cursinhos preparatórios. Com o apoio dos deputados e da nossa equipe, conseguimos levar esse projeto para vários municípios, levando conhecimento, motivação e esperança para milhares de alunos. É uma iniciativa que me enche de orgulho, porque investe no que há de mais importante: o futuro da nossa juventude.”
Os estudantes Marco Antônio Braum dos Santos e Thallysson Fernando Caetano Oliveira buscam uma cadeira na Universidade na área de tecnologia da informação (TI) e os dois são unânimes ao afirmar que o Projeto Acelero Enem ajuda na promoção do conhecimento e oportuniza aos estudantes que não podem pagar um cursinho particular, condições de estudar temas importantes, buscar conhecimento sobre dicas e técnicas importantes para a resolução da prova.
“Tô achando muito interessante, informativo, um grande apoio na nossa preparação para o Enem. São dicas e técnicas que nos abrem oportunidades para buscar uma boa nota no Enem”, disse Marco Antonio, da Escola Tiradentes da Polícia Militar 4 (ETPM4)
“São ótimas matérias, professores excelentes, que nos apresentaram dicas importantes para a prova do Enem, com explicações simples de temas complexos, que muitas vezes não conseguimos entender em sala de aula. Nós que somos estudantes da rede pública, que não tem um direcionamento para a prova do Enem, essas dicas são muito importantes. São vários conteúdos que realmente caem na prova e farão a diferença. Queremos agradecer a oportunidade te recebem em Ji-Paraná o Acelero Enem, da Escola do Legislativo”, disse Thalysson, que estuda no Colégio Alejandro Yagui Mauyor.
Também muito agradecidas pela oportunidade de garantir conhecimentos e dicas para o Enem 2025, as amigas Maria Fernanda Cintra Pereira, Maria Luiz Campos e Thaemy Silva buscam carreiras diferentes. Maria Cintra quer ser Jornalista, Maria Luiz Psicóloga e Thaemy que salvar vidas através da medicina. Elas foram umas das primeiras a chegarem e as últimas a saírem do aulão Acelero e, entre anotações, fotografias, um chocolatinho e muita atenção, conseguiram captar dicas importantes. De acordo com Thaemy “a proposta do Acelero Enem é interessante, gratuita e oportuniza a quem tiver interesse em estudar, dicas de soluções de questões que só são mostradas em cursinhos, que geralmente são caros. Consegui aprender muitas técnicas que não tinha conhecimento ou que passavam despercebidas e que farão diferença na resolução de questões, diminuindo o tempo das questões”, disse.
A futura jornalista Maria Cintra avaliou como “espetacular” o aulão Elero 2025. Segundo ela, a dinâmica é extremamente interessante, com interatividade dos professores com os alunos, sugestões de questões e resoluções de forma organizada e ágil, orientação sobre redação e as dicas de linguagens e códigos que são importantíssimos para uma boa redação”, disse.
Maria Luiza, que busca a psicologia, também destacou a importância das dicas e das técnicas de resolução de questões. Segundo ela, os conteúdos abordados são de extrema relevância, especialmente para os estudantes da rede pública que já tem pouco foco no Enem. A interatividade é mais fácil para tirar dúvidas e fixar o conhecimento. Foi uma ótima oportunidade garantida pela Assembleia, que saiu da Capital e veio pra o interior nos proporcionar algo diferente e inclusivo”, disse.
O Projeto Acelero Enem está concorrendo a uma premiação nacional entre todas as Assembleia Legislativas. A escola acontece durante reunião anual da União das Assembleia Legislativas (Unale), em Novembro, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Os próximos aulões Acelero Enem acontecem em Porto Velho, no dia 19 de outubro, fazendo parte das comemorações dos 42 anos da Assembleia Legislativa, seguindo para Ouro Preto do Oeste, Guajará Mirim, onde encerra este primeiro ciclo.
Texto: Jocenir Sérgio Santanna / Jornalista / Secom-Alero
Fotos: Rafael Oliveira /Secom-Alero