Porto Velho viveu uma tarde de cultura e literatura neste sábado (4), durante a Roda Literária, realizada no Plano Inclinado da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O evento, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semtel), transformou o espaço público em um ponto de encontro para leitores, escritores, artistas e a comunidade, durante as comemorações dos 111 anos da capital rondoniense.
“O mundo vai conhecer Porto Velho pela nossa maior riqueza: a cultura local”, afirmou o secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior.
A fotógrafa e servidora pública Stéphanie Vilela destacou a importância do evento. “Ter esse espaço em uma data tão simbólica, podendo mostrar nossa história por meio da escrita, arte e pintura, valoriza a cultura e os artistas locais. Estou muito feliz”, disse.
Para Isabel Cristina, presidente da Associação de Jornalistas e Escritores de Rondônia (Ajero), a Roda Literária cumpre um papel essencial na valorização da produção local. “É uma vitrine para mostrar que temos literatura e pertencimento em Porto Velho”, afirmou.
Entre trocas literárias, exposições de obras e emoções divididas por leitores e escritores, o prefeito Léo Moraes ressaltou o simbolismo do evento dentro da programação dos 111 anos de Porto Velho. Para ele, a valorização da cultura é fundamental para o desenvolvimento da cidade.
Texto:Françoíse Almeida
Fotos:José Carlos
Superintendência Municipal de Comunicação (Secom)