O espetáculo “Uma Noite no Museu” fez parte das comemorações dos 111 anos de Porto Velho, no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, neste sábado (4). As sessões inclusivas para pessoas com deficiência e o público neurodivergente, disponibilizaram abafadores de ouvido e intérprete de Libras, garantindo acessibilidade a todos os visitantes.
“A proposta nasceu do desejo de oferecer uma experiência museológica diferente, baseada em fatos e personagens reais da nossa história”, explicou o secretário executivo da Semtel, Aleks Palitot.
O prefeito Léo Moraes reforçou o compromisso da gestão com a inclusão. “Promover cultura com acessibilidade é valorizar as pessoas e as nossas raízes. Porto Velho cresce sem esquecer de onde veio”, disse.
O secretário da Semtel, Paulo Moraes, destacou que a iniciativa busca democratizar o acesso à cultura. “Queremos que todos tenham a oportunidade de conhecer e se conectar com o patrimônio histórico da nossa cidade”, afirmou.
MUNDO DOS INFLÁVEIS
Com estruturas coloridas, escorregadores gigantes, pula-pulas e diversas opções de brinquedos, o espaço se tornou um dos pontos mais movimentados do evento.
Entre os muitos sorrisos espalhados pelo local, estava o de Juan Pietro Rufino de Oliveira, que teve um motivo a mais para comemorar. O menino estava aniversariando e aproveitou cada momento ao lado dos pais, do primo e da irmã. “Eu tô fazendo 11 anos hoje! Já brinquei no pula-pula de balão, no pula-pula normal e agora vou brincar no de balão gigante”, contou empolgado, com o olhar brilhando de alegria.
As comemorações de 111 anos de aniversário de criação da capital se estendem até este domingo (5).
Texto:Renata Beccária
Fotos:José Carlos/ Renata Beccária
Secretaria Municipal de Comunicação (SMC)