O governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), participa do 39º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Enanpoll), que está sendo realizado de 1º a 3 de outubro, na Universidade Federal do Acre (Ufac). O artesanato e o empreendedorismo acreano são destaques no evento.
O evento nacional tem como tema “As políticas de pesquisa e pós-graduação na área de Linguística e Literatura em um país de múltiplas fronteiras, múltiplas culturas, múltiplas língua(gens) e múltiplas identidades” e reúne pessoas de diversos estados.
Tania Romero, professora da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, aproveitou a oportunidade e garantiu acessórios e doces regionais na loja instalada pela Casa do Artesanato, no Centro de Convenções da Ufac. “Comprei um colar maravilhoso, que combina com a minha roupa, que vai combinar com um monte de coisa, porque é um colar leve e muito colorido e leva uma lembrança maravilhosa do Acre, que eu estou amando”, explica.
A professora também exaltou a culinária acreana e elogiou o espaço da Ufac. “O Acre é muito mais do que a gente imagina. Eu, logo que eu fiquei sabendo que o evento ia ser aqui no Acre, já me interessei, comprei a passagem imediatamente e estou assim maravilhada com o estado. É realmente entusiasmante. A culinária é fantástica. Comi, assim que cheguei, uma moqueca que foi a melhor que eu comi na vida”, conta.
A coordenadora do Artesanato Acreano da Sete, Risoleta Queiroz, ressalta que a loja foi muito bem visitada na primeira manhã do evento. “Trouxemos peças do nosso artesanato para montar a loja, que está sendo muito bem visitada. As vendas estão ‘bombando’ e vamos ter que repor as peças. É gratificante saber que as pessoas se interessam pelos nossos produtos do artesanato e ficam muito encantadas”, destaca.
Para o evento, a Casa do Artesanato Acreano levou variedades em biojoias, peças em madeira, látex, colares, artesanato indígena e artigos decorativos.
Com a realização de eventos nacionais, o empreendedorismo acreano também ganha. No espaço, foram montadas barracas para venda de lanches, pratos típicos e sobremesas.
A empreendedora Maria Dulcilene Alves, que trabalha na Feira de Economia Solidária há 19 anos, apresenta o empreendimento Império da Picanha, com pratos típicos do Acre, com sabores como tucupi, carnes, bobó, pirarucu e galinha picante.
“O cheiro [da comida] vai buscar longe. Eu sempre uso ingredientes de boa qualidade e isso atrai as pessoas. A nossa expectativa é vender muito bem durante o evento”, disse.
O professor Ronilson de Souza, natural do Maranhão e morador de Lábrea (AM), afirma que conhece pouco da culinária acreana, mas aproveitou a oportunidade da feira no evento para pedir um arroz com tucupi, um dos pratos típicos do estado.
“Eu passei um ano aqui, e conheço um pouco da culinária. Estou achando o evento muito interessante, muito bacana e a feira aqui também, para podermos fazer um lanche e almoçar por aqui mesmo e hoje eu vou provar o arroz no tucupi, que ainda não conheço”, destaca.
The post Artesanato e sabores acreanos marcam presença em evento nacional na Ufac appeared first on Noticias do Acre .