O Acre esteve representado no Seminário Regional Norte – Formação e Valorização de Quem Alimenta o Brasil, realizado em Manaus (AM), nesta terça-feira, 30, e quarta, 1º. O evento também reuniu profissionais da área de alimentação escolar do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e contou com a participação de merendeiras e nutricionistas das redes públicas de ensino, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A iniciativa faz parte do Projeto Alimentação Escolar Nota 10, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Itaipu Binacional, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Fundação Fadema.
Segundo a chefe do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar (Deane) da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), Francisca Arcanja Araújo, o encontro foi essencial para fortalecer as práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
“O evento foi um espaço de troca de experiências e apresentação de boas práticas, fortalecendo as ações do nosso departamento e ampliando estratégias para garantir refeições cada vez mais saudáveis e adequadas aos estudantes. Também promoveu a valorização das merendeiras, reconhecendo sua dedicação e o papel essencial que desempenham no dia a dia dos alunos”, destacou Francisca.
A programação incluiu mesas de diálogo, painéis, oficinas, relatos de experiências e apresentações culturais, além do lançamento da cartilha “Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no currículo escolar”, desenvolvida em parceria entre o FNDE e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Outro destaque foi a aula “A escola como espaço estratégico para a segurança alimentar e nutricional”, que trouxe reflexões sobre os desafios e avanços da alimentação escolar.
Para a chefe da Divisão de Nutrição da SEE, Lorena Lima, a participação no seminário foi uma oportunidade de aprimoramento profissional e fortalecimento das ações no estado. “Vejo este espaço como fundamental para refletirmos sobre os desafios e avanços na promoção da alimentação escolar, reconhecendo o papel estratégico de quem garante, todos os dias, o direito humano à alimentação adequada para nossos estudantes”, afirmou.
A gestora reforçou ainda o compromisso do Acre com a execução do Pnae: “O atendimento com refeições em quantidade, qualidade, equidade e dignidade para nossas crianças e adolescentes é uma prioridade. Esse espaço estratégico de diálogo e aprimoramento fortalece a alimentação escolar em nosso estado”.
The post Acre participa de seminário regional sobre valorização da alimentação escolar appeared first on Noticias do Acre .