Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Buritis (RO) fica abaixo do mínimo constitucional de investimento na educação

O município de Buritis deixou de aplicar R$ 1.533.941,99

Redação
Por: Redação
26/09/2025 às 16h49
Buritis (RO) fica abaixo do mínimo constitucional de investimento na educação

Os dados apresentados na Audiência Pública referente ao exercício de 2025 revelaram um preocupante déficit no investimento municipal em educação em Buritis. O relatório financeiro mostrou que a administração aplicou 21,62% da receita de impostos na área, ficando 3,38 pontos percentuais abaixo do mínimo constitucionalmente exigido.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Irregularidade e Valores

A Constituição Federal (CF/88), em seu Artigo 212, exige que estados e municípios apliquem pelo menos 25% da receita resultante de impostos na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).

O relatório de Buritis apontou os seguintes valores:

Continua após a publicidade
Anúncio

O município de Buritis, portanto, deixou de aplicar R$ 1.533.941,99 (equivalente aos 3,38%) que deveriam ter sido obrigatoriamente destinados à área, comprometendo os recursos que poderiam ser usados em infraestrutura, material didático e valorização dos profissionais.

Cobrança do Tribunal de Contas (TCE-RO)

O não cumprimento do piso constitucional é uma grave irregularidade fiscal e pode levar ao parecer prévio contrário à aprovação das contas do gestor municipal pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

A apresentação dos dados em Audiência Pública serve como alerta para que a gestão de Buritis adote medidas imediatas. O município precisa, agora, detalhar como planeja complementar o valor não aplicado e garantir que o investimento na educação atinja os 25% obrigatórios nos próximos balanços, conforme determina a legislação federal.

A Câmara de Vereadores e a sociedade de Buritis devem acompanhar de perto o plano de ação da prefeitura para reverter essa situação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários