Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Famílias participam de encontro abordando a importância da saúde mental

Encontros reforçaram a valorização da vida, o diálogo e o cuidado com o bem-estar

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
22/09/2025 às 13h28
Famílias participam de encontro abordando a importância da saúde mental
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Elizabeth Paranhos, da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), realizou, na última quinta-feira (18), dois encontros com as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), abordando a importância da saúde mental em referência à Campanha Setembro Amarelo.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O Paif é um serviço essencial da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), ofertado obrigatoriamente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Seu objetivo principal é fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos familiares e comunitários, e promovendo o acesso a direitos sociais.

O Setembro Amarelo 2025 é uma campanha de prevenção ao suicídio que ocorre durante todo o mês de setembro, com o dia 10 sendo o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A campanha, que começou no Brasil em 2015, visa quebrar tabus e reduzir estigmas relacionados à saúde mental, incentivando as pessoas a buscarem e oferecerem ajuda.

Com o tema “Conversar Pode Mudar Vidas”, o foco da campanha Setembro Amarelo 2025 é reforçar o poder do diálogo como ferramenta de acolhimento. Falar sobre dor emocional, ansiedade, depressão e pensamentos suicidas ainda é cercado de estigma, mas abrir espaço para escuta pode ser o primeiro passo para salvar vidas.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Os encontros reforçaram a valorização da vida, o diálogo e o cuidado com o bem-estar, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários”, disse a coordenadora do Cras Elizabeth Paranhos, Luciana Nascimento.

Texto:Adaides Batista
Fotos:Semias

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários