A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) realizaram um importante alinhamento sobre a elaboração de projetos para a construção, reforma e ampliação de unidades escolares estaduais e municipais em Mato Grosso.
Para garantir o atendimento da alta demanda dos municípios, a Central de Projetos da AMM sugeriu alterações no manual de orientação elaborado pela Seduc. Nesse documento a secretaria estabeleceu diretrizes para produção de peças técnicas, como projeto arquitetônico, levantamento técnico, projetos complementares e orçamentos.
A Gerente de Construção Civil e Infraestrutura da Central de Projetos da AMM, Mayara Epping, explica que o objetivo das alterações é otimizar o trabalho dos profissionais envolvidos e acelerar o processo de análise e aprovação dos projetos. "Percebemos que havia necessidade de ajustes e após um estudo detalhado, sugerirmos algumas mudanças para simplificar os procedimentos e tornar os trâmites técnicos mais ágeis e eficientes”, afirmou.
Atualmente, o tempo médio para elaboração de um projeto hidrossanitário, por exemplo, é de 35 dias. Com a nova padronização, a expectativa é que os projetos sejam entregues em cerca de 10 dias, dependendo do tipo de obra.
Reuniões de Alinhamento -Entre julho e setembro deste ano, a AMM e a Seduc/MT realizaram quatro reuniões, nas quais discutiram as adequações necessárias ao manual de orientação. A ata final, que consolidou os alinhamentos, será disponibilizada para todos os municípios e demais entes envolvidos, garantindo que todos sigam o novo padrão de elaboração.
Além dos projetos escolares, a AMM também tem atuado em alinhamentos semelhantes com outras secretarias, como as Secretarias de Estado de Infraestrutura e de Saúde.