Com o objetivo de fortalecer a rede de monitoramento hidrometeorológico do estado e contribuir para a gestão dos recursos hídricos, o governo de Rondônia realizou, entre os dias 16 e 18 de setembro, um curso de capacitação voltado à instalação e manutenção de Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) meteorológicas. A capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Recursos Hídricos (Coreh), e representa uma importante ferramenta na prevenção de desastres naturais e na elaboração de políticas públicas mais eficazes na área ambiental.
As PCDs são estações automáticas que realizam a coleta e transmissão de dados meteorológicos por meio de sensores e sistemas de telemetria. Esses equipamentos permitem medir diversos parâmetros ambientais, como temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, entre outros indicadores fundamentais para o monitoramento climático. Durante a ação, foram instaladas 10 novas estações meteorológicas nos municípios de Candeias do Jamari, Machadinho d’Oeste, Buritis, Governador Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta d’Oeste, Parecis, Chupinguaia e Espigão do Oeste.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esses avanços fortalecem a segurança da população e nos preparam para enfrentar os desafios climáticos de forma responsável.“Com investimentos em tecnologia e inovação, Rondônia assume o compromisso de proteger o meio ambiente e de garantir políticas públicas eficazes para as próximas gerações”, ressaltou.
Segundo a coordenadora da Coreh, Daniely da Cunha Oliveira Sant’Anna, o curso exerce papel estratégico no monitoramento hídrico. “O fortalecimento da rede hidrometeorológica é um marco que amplia nossa capacidade de prevenção contra desastres naturais. Além disso, fornece dados que orientam políticas de gestão hídrica, garante mais segurança às comunidades em todo o estado e contribui para um futuro ambientalmente sustentável”, disse.
Ao comentar sobre a relevância da capacitação, o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, destacou. “A capacitação dos técnicos é estratégica para Rondônia. As novas estações ampliam a rede de monitoramento e isso garante informações confiáveis e em tempo real. Esses dados são fundamentais para tomadas de decisão assertivas e também para proteger nossos recursos naturais de forma eficiente.”
Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Arquivo Sedam
Secom - Governo de Rondônia