Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Lucas do Rio Verde inicia projeto para garantir qualidade de embutidos

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Lucas do Rio Verde, deu início a um projeto ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
13/09/2025 às 16h52
Lucas do Rio Verde inicia projeto para garantir qualidade de embutidos
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Lucas do Rio Verde, deu início a um projeto inovador que promete fortalecer a segurança alimentar e valorizar a produção local. A primeira reunião com os produtores de embutidos foi realizada no auditório da prefeitura nesta sexta-feira (12), com foco na apresentação do projeto de extensão “Avaliação microbiológica de alimentos para condução de boas práticas de higiene em vista da segurança alimentar”.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Durante o encontro, foi destacada a importância do monitoramento da qualidade dos embutidos produzidos no município, por meio de análises microbiológicas para Salmonella spp. e coliformes fecais.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palles destacou o valor da união entre o poder público e a instituição de ensino.
“O Instituto Federal aqui do município de Lucas do Rio Verde é um parceiro nosso de longa data, já com diversos projetos em andamento, já finalizados e agora iniciando mais essa parceria. O objetivo principal é acompanhar mais de perto aqueles produtores que trabalham com produtos embutidos e o Instituto Federal nos estendeu essa mão para auxiliar nessa pesquisa, no desenvolvimento e no acompanhamento da qualidade desse trabalho”, afirmou.

Segundo Palles, o projeto representa um avanço significativo para os produtores locais. “É uma parceria interessante, muito boa para o produtor porque vai acompanhar a qualidade do material que está sendo produzido e entregue para a sociedade.

Continua após a publicidade
Anúncio

A médica veterinária Silvia Fabiane, responsável pelo Serviço de Inspeção e pelo Programa Selo de Origem Municipal, explicou a origem da iniciativa e reforçou seu caráter inclusivo.
“Esse projeto surgiu da demanda que temos dentro da secretaria. Os produtores de embutidos, como salames e defumados, são todos pequenos e, muitas vezes, não conseguem arcar com os custos elevados de análises laboratoriais. Por isso buscamos junto ao IFMT uma parceria para realizar os exames microbiológicos, assegurando o controle de qualidade dos produtos fabricados”, disse.

Para o professor Dr. Adiles Paulo de Lima, coordenador do projeto, a proposta também aproxima os estudantes da realidade prática da profissão.
“A ideia foi da Prefeitura, que entrou em contato com a direção do nosso campus. Nós trabalhamos em pesquisa e extensão ao mesmo tempo, associando teoria, prática e experimentação em laboratório. Vamos realizar análises microbiológicas em embutidos, especialmente para verificar Salmonella e coliformes, que são exames comuns e fundamentais para garantir a segurança alimentar”, explicou.

Segundo ele, todos saem ganhando com a parceria. “Os produtores terão um acompanhamento de qualidade, e nossos alunos também aprendem, exercitam e aplicam o conhecimento na prática, beneficiando toda a comunidade”, destacou.

A produtora rural Marvane Aparecida Ribas, da empresa Recanto Colonial, comemorou a oportunidade de participar da ação.
“Nós trabalhamos com embutidos de carne suína e fomos convidados pelo professor Adiles para essa primeira reunião. Esse projeto de análise microbiológica é muito importante. Acredito que nossa presença enquanto MEI é fundamental para ser parceiro dessa iniciativa, que visa orientar e reforçar as práticas de higiene e manipulação. Nosso maior objetivo é sempre entregar um produto de mais qualidade para o cliente”, ressaltou.

O projeto marca um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde. Além de garantir alimentos mais seguros à população, a ação contribui para aumentar a competitividade dos produtores locais, estimulando a formalização e a valorização dos produtos regionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários