Nos dias 11 e 12 de setembro, as representantes da saúde de Sorriso Cátia Luciano, coordenadora da Atenção Primária à Saúde; Luciana Bussolaro, coordenadora de Saúde Bucal; e Danieli Buzzacaro, coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico em Saúde, participaram do Seminário da APS nos Territórios: equidade, vínculo e qualidade no cuidado, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O evento reuniu gestores municipais, técnicos estaduais dos 16 Escritórios Regionais de Saúde, profissionais da Atenção Primária e representantes do Ministério da Saúde. Durante os dois dias, foram promovidos debates e oficinas sobre os novos indicadores de financiamento da APS e práticas de registro de informações nos sistemas oficiais, sempre com o propósito de fortalecer a Atenção Primária e ampliar a qualidade do cuidado oferecido à população.
Por meio da apresentação de exemplos práticos, a iniciativa buscou aprimorar a qualidade dos dados enviados e, consequentemente, garantir mais eficiência na aplicação dos recursos destinados à APS.
Para a coordenadora Cátia Luciano, a participação foi essencial para alinhar ainda mais a gestão municipal às estratégias nacionais. “Foram dois dias muito ricos, em que pudemos trocar experiências junto a outros municípios, entender melhor os novos indicadores que orientam a Atenção Primária e discutir prioridades. Voltamos para Sorriso mais preparadas para aplicar esse conhecimento no dia a dia e garantir um atendimento ainda mais humanizado e equitativo para nossa população”, afirmou.
Além das oficinas técnicas, o encontro também contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, que prestaram orientações sobre financiamento, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), emendas parlamentares, obras e demais programas e serviços estratégicos da pasta.
O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT).
Texto: Janaína Oliveira
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).