A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), tem se dedicado a promover ações de conscientização e educação no trânsito para diversos públicos, com foco na segurança viária e na formação de cidadãos responsáveis. Uma dessas iniciativas foi realizada na manhã desta sexta-feira (12), quando a Escola Boa União, localizada na Vila Acre, foi palco de uma palestra educativa voltada para os alunos do ensino fundamental.
Com o intuito de sensibilizar as novas gerações sobre a importância do respeito às regras de trânsito, a Prefeitura de Rio Branco tem buscado parcerias com as instituições de ensino para garantir que a educação no trânsito seja uma prática constante e efetiva.
Equipe de Educação de Trânsito da RBTrans conduziu dinâmicas e brincadeiras educativas que visaram estimular a compreensão e o respeito às regras de trânsito (Foto: Vitória Souza/Secom)
A ação realizada nesta sexta-feira, não só trouxe importantes ensinamentos sobre segurança viária, mas também despertou nos alunos a importância de adotarem hábitos responsáveis que beneficiarão a todos, nas ruas e avenidas da nossa cidade. A atividade teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da segurança viária, o respeito às sinalizações de trânsito e aos semáforos, além de reforçar práticas de condução defensiva.
Continua após a publicidade
“A iniciativa foi planejada para abordar situações vivenciadas pelas crianças no seu dia a dia”, destacou Thiago. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Durante a palestra, a equipe de Educação de Trânsito da RBTrans conduziu dinâmicas e brincadeiras educativas que visaram estimular a compreensão e o respeito às regras de trânsito. Além disso, os alunos foram incentivados a compartilhar o que aprenderam com suas famílias, tornando-se multiplicadores das boas práticas de trânsito em suas casas.
O coordenador da Educação de Trânsito da RBTrans, Thiago Silva, explicou que a iniciativa foi planejada para abordar situações vivenciadas pelas crianças no seu dia a dia. Ele destacou que uma das principais questões apontadas pela direção da escola foi o não respeito das crianças ao espaço entre veículos e pedestres. Como parte da atividade, foi incentivada a prática da “fila indiana”, onde um aluno fica atrás do outro, especialmente no caminho para casa, seja na ida ou na volta.
“Eu aprendi sobre os sinais do trânsito e que não pode andar no meio da rua e nem do lado”, disse Miguel. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Andar sempre próximo da calçada, quando houver, ou sobre a calçada, quando não houver, foi a principal lição de hoje. O papel das crianças é fundamental, porque o comportamento delas também traz segurança, tanto para elas, quanto para as outras pessoas, inclusive os condutores também”, afirmou Thiago Silva.
Miguel Lima, de 11 anos, aluno da escola, compartilhou o que mais chamou sua atenção durante a palestra. “Eu aprendi sobre o trânsito, que não pode andar no meio da rua e nem do lado, porque pode ficar muita gente no meio, que não pode andar de bicicleta no meio da rua, sempre pelas laterais. Sobre os sinais também aprendi que o verde significa que está liberado para passar, o amarelo que é para prestar atenção e o vermelho para parar”, relatou Miguel.
“Sempre orientamos as crianças, mas vindo a RBTrans e fazendo na prática, eles vão aprender mais ainda” explicou Vanilse. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A diretora da Escola Boa União, Vanilse Candida, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a escola. “Vai ajudar muito no trânsito aqui no nosso ramal. A gente sempre orienta as crianças, mas vindo a RBTrans e fazendo na prática, eles vão aprender mais ainda. O que eles aprendem na escola, levam para casa, falam para os pais, então também vai ajudar as famílias nessa orientação”, pontuou a diretora.
A ação faz parte do esforço contínuo da Prefeitura de Rio Branco para promover a educação no trânsito, garantindo maior segurança para todos os cidadãos, especialmente as crianças, que são os futuros multiplicadores das boas práticas de trânsito em nossa cidade.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.