O município de Lucas do Rio Verde deu mais um passo importante na rede de proteção às mulheres com a reinauguração do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram). A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (12) e reuniu autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e representantes da sociedade civil organizada.
O espaço, que passou por reforma e ampliação, recebeu investimento superior a R$ 1 milhão da Prefeitura Municipal. A unidade foi planejada para oferecer acolhimento, orientação e capacitação à mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente vítimas de violência doméstica.
O Cram ganhou 416,21 m² de área construída, resultado da reforma de 254,15 m² somada à ampliação de 162,06 m². O projeto incluiu a construção de novos ambientes como cozinha, despensas, varanda e espaços de atendimento, proporcionando melhores condições para o trabalho das equipes técnicas e, principalmente, para o acolhimento das usuárias.
O prédio está localizado na Rua Sarandi, esquina com a Avenida Bahia, no bairro Rio Verde, em um ponto estratégico da cidade, o que deve facilitar o acesso da população.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
“A ampliação do Cram oferece um melhor acolhimento e amplia as oportunidades para as mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, ao permitir que se capacitem por meio de cursos e se insiram no mercado de trabalho. Este é um espaço dedicado à realização de encontros, trocas de ideias, aprendizado e qualificação, proporcionando às mulheres as condições necessárias para gerar renda e conquistar a independência", destacou o prefeito Miguel Vaz.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, ressaltou que a reinauguração do Cram é a concretização de um sonho da Secretaria. “A reinauguração do Cram é um momento muito importante, especialmente para a Secretaria de Assistência Social, que vem lutando por isso há algum tempo. Este é mais um espaço destinado a trabalhar os assuntos referentes às mulheres, em especial aquelas que são vítimas de violência. Temos muitos motivos para comemorar, pois compreendemos que a sociedade precisa de um ambiente onde seja possível dialogar, compartilhar ideias e buscar formas de enfrentar esse grave problema social que é a violência doméstica”.
A secretária destacou ainda que os atendimentos e os demais serviços oferecidos pelo Cram terão início na próxima segunda-feira, dia 15. O espaço conta com um ateliê de costura, cozinha industrial e salas equipadas para oferecer os cursos programados. Em setembro, será oferecido o curso de trança para as mulheres atendidas, em parceria com o Sistema S.
“As políticas públicas implementadas pelo município, como o CRAM, são de extrema importância, pois permitem que as mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência se sintam amparadas pelo poder público e fortalecidas para seguir seus próprios caminhos”, afirmou o Juiz da Comarca de Lucas, Maurício Alexandre Ribeiro.
O modelo do Cram é adotado em diversas cidades brasileiras, sempre com a missão de oferecer atendimento multidisciplinar e garantir o acesso das mulheres a políticas públicas. Lucas do Rio Verde se destaca por entregar um espaço estruturado, com condições de atender a demanda local.
A expectativa é que, com a ampliação da estrutura, mais mulheres possam ter acesso aos serviços e que a rede de enfrentamento à violência se torne cada vez mais eficaz.