O vereador Wanderley Paulo (Progressistas) é autor da Indicação nº 1004/2025, propondo a contratação de clínicas e hospitais privados para realizar cirurgias de blefaroplastia funcional e otoplastia em pacientes da rede pública de saúde de Sorriso (MT).
A medida tem como objetivo principal enfrentar a demanda reprimida no Sistema Único de Saúde (SUS), onde o tempo de espera por esses procedimentos pode chegar a seis anos, de acordo com a justificativa da indicação.
A blefaroplastia funcional corrige problemas como a ptose palpebral, que é a queda anormal da pálpebra superior. O procedimento que remove excesso de pele e bolsas de gordura que podem impedir a abertura completa dos olhos é oferecido pelo SUS quando há comprovação de necessidade fisiológica, após diagnóstico médico especializado.
Já a otoplastia, conhecida popularmente como correção de "orelha de abano", é defendida na proposta como uma cirurgia de caráter social, e não apenas estético. O texto cita dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que apontam que cerca de 5% da população mundial é afetada pela condição.
O vereador argumenta que o formato das orelhas impacta diretamente na autoestima e pode levar a consequências graves, especialmente em crianças. A indicação lista depressão, isolamento social e afastamento das atividades escolares devido ao bullying como motivos que tornam a cirurgia necessária.
"O objetivo desta iniciativa é beneficiar pessoas de baixo poder aquisitivo, mudando para melhor a vida das pessoas e resgatando a autoconfiança das mesmas", justificou Wanderley Paulo.
A proposta, é um pedido formal para que o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estude a viabilidade de fechar parcerias com a iniciativa privada para agilizar o acesso a essas cirurgias, liberando o cidadão sorrisense dos longos anos de espera na fila única do SUS.