A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura na próxima segunda-feira (15), às 16h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque das Emas.
Com mais de 1.300 metros quadrados de área construída, a unidade será a maior do município e atenderá uma das regiões que mais cresce na cidade, os bairros Parque das Emas e Bandeirantes.
A secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura explica que a nova UBS será de Porte III, o que significa, pelo menos três equipes de saúde da família e capacidade para atender até 13.500 pessoas.
Cada equipe de saúde conta com no mínimo um médico, dentista e auxiliar de saúde bucal, enfermeira e técnica, agentes comunitários de saúde (ACS), endemias (ACE) e administrativo.
“A UBS Parque das Emas é uma unidade muito aguardada pela população do bairro, que muito em breve terá disposição uma estrutura moderna e com profissionais capacitados pra atender a comunidade”, ressalta a secretária.
(Foto: )
A nova unidade contará com ampla recepção, consultórios médicos e odontológicos, salas de coleta de exames laboratoriais, acolhimento, triagem, observação e reuniões, farmácia satélite e administrativo. O valor total da obra é de pouco mais de R$ 6.3 milhões.
Com o apoio da ex-vereadora Sandra Barzotto (2021/2024), o município viabilizou R$ 2 milhões em emendas, junto aos deputados, estadual Gilberto Cattani e federal, José Medeiros, uma parte foi investida na obra e a outra parte no custeio da saúde.
O prefeito Miguel Vaz ressalta a importância de continuar ampliando a rede de Atenção Primária e o compromisso com a saúde pública de qualidade e acessível a toda população.
Além da UBS Parque das Emas, o município está construindo uma nova unidade com mais de 1.100 metros quadrados no Vival dos Ipês (bairro Parque das Araras) e a UBS Alvorada está em obras de reforma e readequação.
Segundo o prefeito, a nova unidade também marca um novo momento na história do município, com a construção de estruturas com mais de mil metros quadrados em regiões em expansão.
“Em Lucas do Rio Verde não cabe mais a construção de unidades pequenas. É preciso estar atento ao crescimento do município e planejar a construção de espaços amplos e que possam atender com a qualidade que a nossa população merece”.