A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta segunda-feira, 8 de setembro, os resultados da Operação Shamar, uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. Durante todo o mês de agosto, o Acre participou ativamente da operação com ações de repressão, prevenção e conscientização em todos os municípios do estado.
No Acre, a operação foi coordenada pela Sejusp e contou com a atuação integrada da Polícia Civil e Polícia Militar, que realizaram diligências, mandados de prisão, fiscalizações e atividades educativas. Para o diretor operacional da Sejusp, Athaualpa Ribera, os resultados da operação demonstram o comprometimento do sistema de segurança pública com o combate à violência de gênero. “A Operação Shamar representou uma grande força-tarefa de integração entre nossas forças policiais, com um único objetivo: proteger as mulheres acreanas. Atuamos com firmeza e estratégia, garantindo que os agressores fossem responsabilizados e as vítimas, acolhidas e orientadas. Os números refletem esse esforço conjunto e a prioridade que damos a esse tipo de crime”, afirmou.
A delegada Juliana de Angelis apresentou os dados consolidados da Polícia Civil, que teve um papel fundamental na execução da operação no estado. “É uma operação nacional integrada. Aqui no Acre, ela foi coordenada pela Sejusp, e todas as forças policiais atuaram de forma conjunta. A Polícia Civil, como uma das portas de entrada no enfrentamento à violência contra a mulher, teve participação expressiva. Atendemos mais de 570 vítimas, registramos mais de 650 boletins de ocorrência relacionados à violência de gênero, e realizamos 109 prisões em flagrante, além de 28 preventivas. Os dois casos de feminicídio registrados no mês de agosto tiveram resposta imediata: os autores foram identificados e presos em menos de 24 horas. Esse tipo de ação reforça nosso compromisso com a vida das mulheres e a urgência de tirarmos o Acre dos rankings nacionais de violência”, ressaltou a delegada.
A Polícia Militar destacou o caráter educativo e preventivo da operação, especialmente nas áreas mais remotas do estado. “A Polícia Militar já desenvolve ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, e a Operação Shamar veio somar forças. Levamos as atividades para o interior, onde há maior necessidade de atenção. Atuamos em municípios como Feijó, aproveitando eventos como o Festival do Açaí para realizar palestras, orientações e panfletagens. Fizemos 39 palestras, alcançamos mais de 3 mil pessoas e mobilizamos mais de 50 policiais. Também tivemos atuação destacada em áreas rurais. A operação foi um sucesso e mostrou como a presença preventiva da polícia pode gerar informação, conscientização e proteção”, concluiu a diretora operacional Jokebed Tavera.
The post Segurança Pública apresenta resultados da Operação Shamar no Acre com destaque para ações integradas no combate à violência contra a mulher appeared first on Noticias do Acre .