Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Vereador busca informações sobre a plataforma de telemedicina que oferece 42 especialidades gratuitas para população

O vereador Wanderley Paulo visitou, na manhã desta quinta-feira (4), a sede do programa Telessaúde Digital de Mato Grosso, para conhecer em detalhe...

Redação
Por: Redação Fonte: Câmara de Sorriso - MT
04/09/2025 às 11h09
Vereador busca informações sobre a plataforma de telemedicina que oferece 42 especialidades gratuitas para população
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

O vereador Wanderley Paulo visitou, na manhã desta quinta-feira (4), a sede do programa Telessaúde Digital de Mato Grosso, para conhecer em detalhes o funcionamento da plataforma que oferece 42 especialidades médicas de forma gratuita para os 142 municípios do estado.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Durante a visita, o parlamentar foi apresentado ao portfólio de serviços, que inclui desde áreas como Cardiologia e Dermatologia até especialidades mais complexas, como Cancerologia, Oncologia e Radioterapia. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado e tem como principal objetivo reduzir as longas filas por consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

"É de extrema importância esse programa para agilizar o atendimento à população. O paciente é atendido no próprio Posto de Saúde da Família (PSF), sem precisar se deslocar até a capital", destacou o vereador.

O atendimento por telemedicina é realizado diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O paciente não tem acesso direto à plataforma. O agendamento é feito via atenção primária, após avaliação, um médico ou profissional de saúde da unidade encaminha o caso para uma teleconsultoria por texto ou para uma interconsulta, que é uma videochamada tripartite entre o paciente, o especialista e o médico da unidade de saúde.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para realizar a consulta, a unidade de saúde precisa estar equipada com um computador com internet, webcam e microfone com saída de áudio. A capacitação dos profissionais de saúde para operar a plataforma é fornecida pelo programa.

Segundo Weslyson Davyson, administrador do Telessaúde Digital, o programa ainda está em fase de estruturação e expansão em muitos municípios. "A maioria dos municípios ainda está se estruturando. A base é usar a estrutura que já existe na unidade de saúde: um computador e um speaker para ouvir e falar", explicou.

A iniciativa foi reforçada recentemente com a assinatura de termos de adesão e foi tema de um Fórum de Saúde Digital realizado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). A expectativa é que, com a plena implementação, a telemedicina se torne uma ferramenta robusta para descentralizar e agilizar o acesso à saúde especializada em todo Mato Grosso.

Confira a lista completa das 42 especialidades oferecidas:

1. Arboviroses

2. Cabeça e Pescoço

3. Cancerologia Cirúrgica

4. Cancerologia Pediátrica

5. Cardiologia

6. Cirurgia Vascular

7. Medicina da Dor

8. Cuidados Paliativos

9. Dermatologia

10. Endocrinologia Adulto

11. Endocrinologia Pediátrica

12. Estomatologia

13. Gastroenterologia - Proadi

14. Gastroenterologia Pediátrica - Proadi

15. Geriatria

16. Ginecologia

17. Obstetrícia

18. Hanseníase

19. Hematologia Adulto

20. Hematologia Pediátrica

21. Hemoterapia

22. Infectologia Adulto

23. Infectologia Geral

24. Infectologia Pediátrica

25. Mastologia

26. Neurologia - Proadi

27. Neurologia Pediátrica - Proadi

28. Nutrologia

29. Obesidade

30. Oncologia Clínica

31. Oncologia Cirúrgica

32. Ortopedia

33. Pediatria

34. Pneumologia

35. Psiquiatria - Proadi

36. Radiologia

37. Radio Oncologia

38. Radioterapia

39. Reumatologia Pediátrica

40. Traumatologia

41. Urologia Adulto