Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Conheça o potencial dos municípios que participam da quinta edição do programa AMM Itinerante

Os municípios do Araguaia serão protagonistas da próxima edição do programa AMM Itinerante que será realizada pela Associação Mato-grossense dos Mu...

Redação
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios
04/09/2025 às 14h51
Conheça o potencial dos municípios que participam da quinta edição do programa AMM Itinerante
Crédito: Assessoria da Prefeitura de Barra do Garças

Os municípios do Araguaia serão protagonistas da próxima edição do programa AMM Itinerante que será realizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) nos dias 11 e 12 de setembro, em Barra do Garças, a cerca de 500 quilômetros da capital. O evento, que chega a sua quinta edição, vai reunir prefeitos,  vereadores, técnicos e outras lideranças locais para dois dias de palestras, atendimentos técnicos e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento regional e a integração entre as cidades. 

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Participam dessa edição 18 municípios que integram os consórcios Portal do Araguaia e Médio Araguaia. Juntas as cidades concentram cerca de 250 mil pessoas, que vivem em uma região que se destaca pelo dinamismo de suas economias e pela diversidade de suas atividades produtivas.  

Os municípios que compõem o Consórcio Portal do Araguaia e o Consórcio Médio Araguaia têm características econômicas diversas, mas também compartilham algumas semelhanças, como a predominância do agronegócio, a forte atuação na pecuária e a crescente exploração do turismo ecológico e cultural. Essas atividades formam a base da economia local e, em muitos casos, servem como pilares do desenvolvimento regional.

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios
Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

Continua após a publicidade
Anúncio

Foto: Secom MT

Agricultura e Pecuária
A pecuária de leite e de corte é uma atividade central em muitos dos municípios da região. Em Araguaiana, Araguainha, General Carneiro e Torixoréu, por exemplo, a pecuária ocupa papel de destaque, com sistemas variados, como cria, recria e engorda, além da pecuária leiteira, que fortalece a economia local. A agricultura também desempenha papel relevante, com cultivos voltados para a produção de grãos, como soja, milho, arroz e feijão, além de lavouras de subsistência. Municípios como Água Boa e Querência, com grandes extensões de terras cultiváveis, destacam-se pela produção agrícola em larga escala, abastecendo mercados regionais e internacionais, especialmente com grãos como soja e milho.

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios
Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

Foto: Ministério da Agricultura

Turismo Ecológico e Cultural
Outro ponto comum entre os municípios é o crescente interesse pelo turismo, com destaque para o turismo ecológico e cultural. Municípios como Barra do Garças, General Carneiro, Cocalinho e Nova Xavantina oferecem paisagens naturais de grande beleza, com potencial para atividades de contemplação, pesca, aventura e ecoturismo. Algumas cidades, como Ponte Branca e Torixoréu, também estão começando a explorar o turismo de eventos, de negócios e cultural.

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios
Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

Foto: Prefeitura de Barra do Garças

Apesar das riquezas naturais e potencial agrícola, o Araguaia ainda enfrenta desafios relacionados à infraestrutura, como transporte e estradas. Os gargalos da região estarão em debate durante a quinta edição do AMM Itinerante que vai debater propostas para o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários