Os municípios do Araguaia serão protagonistas da próxima edição do programa AMM Itinerante que será realizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) nos dias 11 e 12 de setembro, em Barra do Garças, a cerca de 500 quilômetros da capital. O evento, que chega a sua quinta edição, vai reunir prefeitos, vereadores, técnicos e outras lideranças locais para dois dias de palestras, atendimentos técnicos e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento regional e a integração entre as cidades.
Participam dessa edição 18 municípios que integram os consórcios Portal do Araguaia e Médio Araguaia. Juntas as cidades concentram cerca de 250 mil pessoas, que vivem em uma região que se destaca pelo dinamismo de suas economias e pela diversidade de suas atividades produtivas.
Os municípios que compõem o Consórcio Portal do Araguaia e o Consórcio Médio Araguaia têm características econômicas diversas, mas também compartilham algumas semelhanças, como a predominância do agronegócio, a forte atuação na pecuária e a crescente exploração do turismo ecológico e cultural. Essas atividades formam a base da economia local e, em muitos casos, servem como pilares do desenvolvimento regional.
Foto: Secom MT
Agricultura e Pecuária
A pecuária de leite e de corte é uma atividade central em muitos dos municípios da região. Em Araguaiana, Araguainha, General Carneiro e Torixoréu, por exemplo, a pecuária ocupa papel de destaque, com sistemas variados, como cria, recria e engorda, além da pecuária leiteira, que fortalece a economia local. A agricultura também desempenha papel relevante, com cultivos voltados para a produção de grãos, como soja, milho, arroz e feijão, além de lavouras de subsistência. Municípios como Água Boa e Querência, com grandes extensões de terras cultiváveis, destacam-se pela produção agrícola em larga escala, abastecendo mercados regionais e internacionais, especialmente com grãos como soja e milho.
Foto: Ministério da Agricultura
Turismo Ecológico e Cultural
Outro ponto comum entre os municípios é o crescente interesse pelo turismo, com destaque para o turismo ecológico e cultural. Municípios como Barra do Garças, General Carneiro, Cocalinho e Nova Xavantina oferecem paisagens naturais de grande beleza, com potencial para atividades de contemplação, pesca, aventura e ecoturismo. Algumas cidades, como Ponte Branca e Torixoréu, também estão começando a explorar o turismo de eventos, de negócios e cultural.
Foto: Prefeitura de Barra do Garças
Apesar das riquezas naturais e potencial agrícola, o Araguaia ainda enfrenta desafios relacionados à infraestrutura, como transporte e estradas. Os gargalos da região estarão em debate durante a quinta edição do AMM Itinerante que vai debater propostas para o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios.