A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (26), uma audiência pública para a elaboração coletiva do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, formalizado pelo Projeto de Lei nº 133/2025. O evento, que reuniu representantes da sociedade civil e membros do governo municipal, destacou o compromisso com a transparência e a construção democrática das políticas públicas.
Convocada pela Comissão de Finanças, Orçamentos e Fiscalização da Casa, a audiência teve como objetivo principal ouvir a população para definir as prioridades de investimentos e ações do município para os próximos quatro anos. O PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico, que irá nortear áreas essenciais como educação, saúde, infraestrutura, assistência social e cultura.
O vereador Adir Cunico (Novo), presidente da comissão, enfatizou a importância da participação comunitária. “Por meio dessa audiência, a comunidade pode acompanhar o futuro da administração que interessa a cada munícipe, por acarretar em melhorias para a cidade”, afirmou Cunico. A comissão é composta ainda pelo vice-presidente Emerson Farias e pela secretária, professora Silvana Perin. Participaram da audiência os vereadores, Darci Gonçalves, Brendo Braga e Gringo do Barreiro.
Durante o debate, foram apresentados os eixos principais que guiarão os investimentos da prefeitura. Representantes da sociedade civil aproveitaram a tribuna para fazer sugestões, com destaque para demandas relacionadas à causa animal, habitação, concurso público, entre outros.
De forma incomum, o prefeito Alei Fernandes e diversos secretários municipais, participaram do início ao fim da audiência.
O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Matterazzi, reafirmou o legislativo está aberto ao diálogo. “A Câmara está voltada ao diálogo, permitindo, dentro da lei, as mudanças necessárias que venham beneficiar a sociedade”, declarou.