Em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) promoveu nesta segunda-feira, 25, uma programação especial com palestras e atividades educativas no saguão da instituição, em Rio Branco.
O evento abordou temas essenciais para a prevenção e conscientização, incluindo o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), canais de denúncia e de proteção às mulheres, além de debates sobre violência psicológica e orientações de defesa pessoal. Participaram representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciab) e da própria Sejusp.
Durante a programação, o diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, destacou a importância das ações de proteção às mulheres em todo o Brasil: “Estamos na Operação Chamar, que acontece em vários municípios, envolvendo Polícia Militar, Sejusp e Polícia Civil. Na semana passada, conseguimos efetuar prisões e libertar mulheres que viviam em situações de extrema vulnerabilidade, mesmo em locais de difícil acesso. Essa ação é muito real e acontece no nosso dia a dia, na vida de nossas famílias e vizinhos. É fundamental que o conhecimento sobre violência seja disseminado, para que possamos quebrar ciclos de agressão e fortalecer a proteção dos direitos humanos“.
A professora de defesa pessoal Sara Albuquerque também participou, destacando a importância do preparo físico e psicológico para a prevenção de agressões: “A defesa pessoal é essencial para saber como reagir diante de situações de risco e para prevenção. A arte marcial ajuda qualquer pessoa a perceber sinais de perigo no dia a dia e agir com segurança“.
A psicóloga Maysa Ribeiro reforçou a necessidade de dar visibilidade à violência psicológica, que muitas vezes é sutil e naturalizada, dificultando sua identificação e denúncia: “Mesmo sem deixar marcas físicas, a violência psicológica causa impactos emocionais profundos, como depressão, ansiedade e baixa autoestima. É essencial informar, empoderar e fortalecer uma cultura de respeito e proteção aos direitos humanos“.
A chefe da Divisão Operacional de Comando e Controle do CICC, Érika Gomes, destacou os canais de denúncia: “O 190, o 181 e o 180 são ferramentas fundamentais da rede de proteção, garantindo apoio e segurança para toda mulher. Esses serviços lembram que ninguém precisa enfrentar a violência sozinha e que pedir ajuda pode salvar vidas“.
Com essas ações, a Sejusp reforça o compromisso com a prevenção da violência contra a mulher e a multiplicação de conhecimento sobre direitos e segurança, contribuindo para que toda a sociedade participe da construção de um ambiente mais seguro e igualitário.
The post Governo promove palestras pelo fim da violência contra a mulher a servidores da Segurança appeared first on Noticias do Acre .