Imagine entrar em um caminhão e, de repente, se ver dentro de um museu. Essa é a proposta do “Busão das Artes”, que nesta temporada apresenta a mostra “Lixúria”, uma experiência que mistura arte, sensações e reflexão sobre o impacto do consumo e dos resíduos no nosso dia a dia.
De 18 a 27 de agosto, o caminhão-baú de 15 metros, transformado em um espaço expositivo, ficará aberto no Complexo Madeira-Mamoré, em Porto Velho, sempre com entrada gratuita. Aos finais de semana, o público em geral poderá participar livremente. Durante a semana, alunos da rede municipal têm vivido a experiência de visitar o museu itinerante, que chega para despertar olhares e consciências.
UM MUSEU QUE NASCE DO INESPERADO
Entre os destaques, estão peças interativas que encantam crianças e adultos: uma balança que calcula o lixo produzido por pessoas ao longo da vida e um mapa digital de lixões e aterros. Já no espaço externo, esculturas criadas a partir de resíduos mostram que o descartado pode renascer em beleza e significado.
OLHARES QUE BRILHAM
Já Milena Sophia, 11 anos, também do 5º ano, descreveu o passeio como inesquecível. “Quando entrei, parecia outro lugar, a obra que mais me chamou atenção foi a balança do lixo, porque fez pensar em tudo o que a gente joga fora.
EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
A VOZ DO PROJETO
Para Jonathan Luiz Ignácio, coordenador do Busão das Artes, o objetivo é provocar reflexão e inspirar mudanças. “O Busão nasceu da ideia de levar arte para onde ela não costuma estar. Transformamos um caminhão em museu para mostrar que a arte cabe em qualquer lugar, e que ela pode nos transformar. A arte provoca, emociona, desperta”.
PARCERIA PELA ARTE
O Busão das Artes chega a Porto Velho por meio da Lei Rouanet, com o apoio da Energisa e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). De segunda a sexta-feira, as visitas são destinadas às escolas públicas e privadas. Nos finais de semana, o espaço estará aberto a toda a comunidade, sempre de forma gratuita. A exposição fica no Complexo Madeira-Mamoré até o dia 27 de agosto.
Texto:Jhon Silva
Fotos:José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)