Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Unindo forças: Prefeitura de Parintins e Judiciário juntos no combate à violência contra a mulher

Ouvir Notícia Para fortalecer a Rede de Proteção, a 2ª Vara da Comarca de Parintins, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), lançou nesta sexta-...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
29/08/2025 às 21h05
Unindo forças: Prefeitura de Parintins e Judiciário juntos no combate à violência contra a mulher
Foto: Bruno Barroso
Ouvir Notícia

Para fortalecer a Rede de Proteção, a 2ª Vara da Comarca de Parintins, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), lançou nesta sexta-feira (29) o Grupo de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (GAM), uma iniciativa do Núcleo Psicossocial do Fórum de Justiça de Parintins sob a orientação do juiz Nilo da Rocha Marinho Neto.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A Prefeitura de Parintins será a principal parceira do projeto por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEMASTH) e Saúde (SEMSA) com atendimentos jurídicos, psicológicos e social.

O programa vai atender 40 mulheres vítimas de violência, que possuem processos nas três varas da comarca e terá na direção a psicóloga Tharzia Brelaz e a assistente social Emily Maia. Os encontros serão bimestrais e elas podem ser encaminhadas pelo Ministério Público, Programa Ronda Maria da Penha, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Ordem dos Advogados (OAB), parceiros do programa.

“Aqui vamos trabalhar a ressignificação e que elas saiam daqui cientes dos direitos, com a autoestima elevada. Vamos trabalhar também o empreendedorismo para que elas saiam dessa dependência emocional”, informou a Tharzia Brelaz.

Continua após a publicidade
Anúncio

O juiz Nilo Marinho informa que o grupo foi criado para somar com as outras iniciativas que já existem em defesa da mulher, entre eles o projeto Aurora do Ministério Público. “Viemos para somar aos outros projetos que já existem. Vamos unir todas as iniciativas para apoiar as mulheres, seja do judiciário, defensoria pública, polícia civil, Semasth e outros”, ressaltou.

A subtenente do Programa Ronda Maria da Penha, Simone Brasil, afirma que o programa será mais uma referência no município. “Hoje temos 26 acompanhadas e cinco delas sofrem pressão psicológica. Que haja mais grupos de apoio para dar suporte efetivo às mulheres”, declarou Brasil, parabenizando a iniciativa.

Participaram do lançamento a promotora Marina Campos, a representante da OAB, Cláudia Conde, o vereador Fabio Cardoso, o defensor público Miguel Martins, Polícia Civil e grupos de mulheres.

Texto: Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Foto: Bruno Barroso
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários