A programação especial em comemoração ao Dia do Estagiário teve início na manhã desta segunda-feira (18), na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), com ciclos de palestras que contaram com a presença do filósofo, professor, escritor e comentarista Luiz Felipe Pondé, que abordou temas como saúde mental e inteligência artificial.
Na abertura do evento, as autoridades destacaram a importância do aprendizado adquirido durante o estágio para a vida profissional. Além disso, o Coral Vozes do Legislativo apresentou o hino de Rondônia e a canção “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas. Também houve sorteio de exemplares do livro “Percorrendo os 40 anos da história do Parlamento Rondoniense”, de autoria do secretário legislativo da Casa, Carlos Manvailer.
Durante a solenidade, a Primeira-Secretaria anunciou que há um projeto em desenvolvimento na Casa para que os alunos “nota 10” de escolas públicas do ensino médio de Porto Velho tenham prioridade para entrar no programa de estágio da Alero.
O ciclo de palestras teve início com a apresentação de Carlos Manvailer, que abordou o tema “O papel do estagiário na transformação da administração pública”. Em sua fala, fez uma retrospectiva sobre a criação do programa de estágio remunerado da Alero.
Em seguida, Luiz Felipe Pondé ministrou a palestra “O desafio de construir uma carreira com propósito”. O filósofo destacou questões como a diminuição da natalidade no processo de modernização da sociedade, a importância e a monetização da saúde mental e as mudanças impostas pela tecnologia.
“Não pensem que a humanidade mudou nos últimos 60 ou 70 mil anos, porque essa informação é equivocada. Mudou apenas no sentido da sua origem adaptativa e do ambiente em que vivia. Continuamos sendo uma espécie pré-histórica, apenas com um celular na mão agora”, ressaltou.
Pondé também falou sobre a importância das relações sociais, o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho, os desafios da desinformação, a transformação promovida pela imprensa e pelos meios de comunicação, além da necessidade de aprender inglês para interagir no mundo contemporâneo.
“Você tem que lidar com a saúde mental como algo que você vai cuidar, os números indicam isso. A entrada da inteligência artificial no mercado de trabalho obriga você a buscar ser inteligente. Qualquer inteligência artificial ou pessoa que você pergunte: quais são as características fundamentais para o mercado de trabalho para os próximos anos? vai responder: ser inteligente. Inteligente que quero dizer aqui é ter informação, ter repertório, ter conteúdo. Não estou falando de QI. É ter informações. Saber comparar as informações”, enfatizou.
Na sequência, o filósofo respondeu às perguntas da plateia. "Pondé abordou que, no século XXI, construir uma trajetória profissional exige mais do que habilidades técnicas, é preciso alinhar valores, desejos e realidade. Para os estagiários, a palestra foi um convite à reflexão sobre como lidar com frustrações e manter a autenticidade em um mercado cada vez mais competitivo e volátil. Durante a palestra, ele aborda um tópico interessante, quando afirmou que 'a saúde mental não vai melhorar` o que nos leva a refletir que a saúde mental virou negócio, e em um mundo onde tudo é rápido e superficial, a gente acaba se perdendo entre likes e solidão, e isso não muda só com terapia, mas com uma mudança real na forma como vivemos e nos conectamos”, concluiu a estagiária Emilly Cristina Nascimento Marques, de 19 anos.
Acompanhe as fotos do evento aqui .
Texto: Eliete Marques I Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO