Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Estado e municípios alinham metas para prevenção e controle das ISTs no Acre

O governo do Acre, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza nesta segunda-feira, 11, a O...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
11/08/2025 às 17h31
Estado e municípios alinham metas para prevenção e controle das ISTs no Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza nesta segunda-feira, 11, a Oficina de Planejamento Anual de Metas 2025, com foco nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), localizado no Via Verde Shopping, em Rio Branco.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A iniciativa é fundamental para garantir uma gestão mais estratégica, participativa e transparente dos recursos voltados à saúde pública. O encontro reúne representantes dos municípios do Acre para discutir prioridades, definir metas e alinhar estratégias de combate e prevenção às ISTs para o próximo ano.

“Alguns municípios recebem recursos do Ministério da Saúde, e o Estado atua no papel de apoiar e orientar para que haja melhor organização e uso adequado desse recurso público. Durante a oficina, será construído o planejamento dos próximos meses e, também, feito o acompanhamento de como foi a utilização dos recursos de 2024 no primeiro semestre de 2025”, explica o coordenador do núcleo de ISTs da Sesacre, Jozadaque Beserra.

Ação desempenha papel decisivo para assegurar que recursos destinados à saúde pública sejam geridos de forma estratégica. Foto: Gleison Luz/Sesacre
Ação desempenha papel decisivo para assegurar que recursos destinados à saúde pública sejam geridos de forma estratégica. Foto: Gleison Luz/Sesacre

Destacando a importância da aplicação correta dos recursos federais na luta contra doenças infecciosas e transmissíveis, o assessor técnico do Ministério da Saúde, Manoel Carlos Braga, ressalta: “O Ministério da Saúde repassa hoje R$ 300 milhões para a execução da política de AIDS e tuberculose em mais de mil municípios de todo o país. Nosso trabalho, além de planejar, é executar esses recursos conforme as características epidemiológicas de cada município. Essa análise orienta a aplicação do recurso, induz a política e permite avaliar como está a execução, porque não adianta receber o recurso e ele ficar parado, sem ser utilizado”.

Continua após a publicidade
Anúncio

O planejamento visa assegurar a eficiência dos serviços prestados, o cumprimento das metas pactuadas e o fortalecimento das respostas às ISTs de forma equitativa e territorializada, atendendo às especificidades de cada região.

Oficina é momento de integração entre Estado e municípios, em que são pensadas soluções para avançar no enfrentamento das ISTs. Foto: Gleison Luz/Sesacre
Oficina é momento de integração entre Estado e municípios, em que são pensadas soluções para avançar no enfrentamento das ISTs. Foto: Gleison Luz/Sesacre

“O monitoramento é realizado por meio do acompanhamento no sistema, onde se verifica o número de casos de HIV, hepatites virais e sífilis. Quando identificados casos que não estão sendo controlados ou que apresentam aumento, a Vigilância Estadual entra em contato com as vigilâncias municipais para definir ações mais estratégicas e direcionadas, com o objetivo de intervir de forma efetiva nessas situações”, observa Jozadaque Beserra.

A oficina é um momento de integração entre Estado e municípios, em que são pensadas soluções e estratégias para avançar no enfrentamento das ISTs, garantindo mais qualidade e eficiência no atendimento à população.

“Além de garantir transparência na aplicação dos recursos previstos, o processo promove a união entre os municípios, permitindo que cada um apresente suas demandas e contribua para a elaboração de um planejamento conjunto, com estratégias mais eficazes para alcançar todas as regiões”, finaliza a diretora de gerenciamento de unidades próprias e redes, Celene Maia.

The post Estado e municípios alinham metas para prevenção e controle das ISTs no Acre appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários