Nesta segunda-feira (11), vereadores participaram da cerimônia de assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Instituto de Gestão Hospitalar e Assistência à Saúde do Estado do Mato Grosso (IGHAS-MT) para a implantação da Maternidade Amor de Mãe e do Hospital da Mulher, vinculados ao Hospital Nossa Senhora de Fátima.
A unidade, com capacidade para realizar até 110 partos por mês, representa um avanço na saúde pública do município e oferecerá às gestantes a opção de escolha entre parto normal e cesárea, sob orientação médica um direito historicamente defendido por entidades de proteção à mulher.
Estiveram presentes no evento os vereadores Darci Gonçalves, Brendo Braga, Jane Delalibera, professora Silvana Perin, Emerson Farias, Wanderley Paulo, Toco Baggio, Gringo do Barreiro, Adir Cunico e Diogo Kriguer.
O presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Matterazzi, destacou o esforço conjunto entre os Poderes Legislativo e Executivo para a concretização do projeto: "Desafogamos o Hospital Regional de Sorriso, que atendia 16 municípios. Isso tem duplo significado, acolhimento às mães sorrisense e alívio para o sistema de saúde".
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi parabenizado por destinar R$ 9 milhões em emendas parlamentares à maternidade. "Em quatro meses, cumprimos o compromisso. O dinheiro está na conta, e o convênio, assinado", afirmou Fávaro, ressaltando a importância da agilidade na aplicação de recursos públicos.
O prefeito Alei Fernandes lembrou que o primeiro parto na unidade ocorreu na sexta-feira (7), com o nascimento de Ana Vitória, filha de Maísa dos Santos e Carlos Daniel. "É a primeira etapa de um projeto maior, queremos um hospital municipal completo", anunciou.