O programa Juntos Pelo Acre, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), esteve neste sábado, 9, pela quarta vez no bairro Cidade do Povo com o projeto Vestuário Social. A ação, realizada em parceria com o projeto MP na Comunidade, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) reforça a união entre o Executivo e outras instituições para atender a população em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa ofereceu diversos atendimentos: na área médica, cadastro para substituição de geladeiras, ventiladores e lâmpadas de LED, negociação de contas, distribuição de vestuário social pela SEASDH, atendimentos jurídicos variados, odontológico, testes rápidos, verificação de tipagem sanguínea, aferição de pressão e glicemia, programação para as crianças, entre outros serviços.
Maria Araújo dos Anjos, moradora do bairro, afirmou estar ansiosa pelas roupas do vestuário social e pela emissão de seu documento de identidade. Ela ressaltou a importância da ação para facilitar o acesso aos serviços na região.
“Essa ação é muito importante para reunir famílias que precisam, gente carente que está precisando resolver alguma coisa. Às vezes é uma consulta, que no posto é mais difícil, e numa campanha assim a gente consegue encontrar tudo junto, no mesmo lugar. As coisas que a gente precisa e é tão difícil, né?”, comentou.
No bairro, a SEASDH levou 400 kits de roupas, tanto femininas quanto masculinas, promovendo o acesso da comunidade local a serviços que garantem bem-estar e dignidade. Representando a vice-governadora e secretária da pasta, Mailza Assis, a supervisora administrativa Josiane Nobre destacou que essa é a quarta vez que o Juntos Pelo Acre realiza ações no Cidade do Povo, e falou sobre a expectativa: “É alcançar o máximo de pessoas possíveis para levar autoestima às mulheres, às pessoas em situação de vulnerabilidade social”.
O MPAC atuou com os serviços de atendimento psicossocial; CAV (atendimento a vítimas de violência com motivação de gênero); CAC (atendimento geral); Observatório de Violência de Gênero – OBSGênero (atendimento a casos de violência de gênero); Ouvidoria (recebimento de denúncias e escutas); CAOP da Saúde (atendimento técnico-jurídico, com destaque para o Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – GT-TEA); e CAOP de Defesa da Educação e Defesa da Criança e do Adolescente (atendimento técnico-jurídico).
Segundo a assessora administrativa do MP na Comunidade, Rosa Martins, o programa foi uma descoberta positiva e tem sido bastante procurado pela população: “Trazer precisamente aqui para Cidade do Povo é uma contribuição muito grande para a cidadania. O Juntos Pelo Acre foi uma descoberta muito boa nossa e a gente tem bastante procura. Inclusive, quando vamos organizar as ações, a gente já pergunta se o vestuário social vai estar vindo”, disse a gestora.
A cozinheira Everlandia Leandro da Silva, relatou que seu objetivo inicial era a consulta médica, mas foi surpreendida com os kits de roupas:
“Essa ação é muito boa e importante para o nosso bairro, pela dedicação de cada um que está aqui prestando serviço à população. É muito importante para nós, que temos dificuldade de sair de casa para ir até esses locais. Quando o serviço vem até a gente, é ótimo. Só tenho a agradecer”.
Unida aos objetivos de atender quem mais precisa, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) teve participação essencial na ação, com a emissão de carteiras de transporte intermunicipal para pessoas idosas, com deficiência (PCD), com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com câncer. A Agência regula e fiscaliza o transporte intermunicipal de passageiros, assegurando o direito à gratuidade para pessoas em vulnerabilidade e seus acompanhantes.
A aposentada Cristiane Batista dos Santos, uma das atendidas, destacou a importância da carteirinha para ela e sua mãe, que a acompanha em consultas e serviços no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac): “Eu me sinto importante por ter esse benefício de graça, porque, no dinheiro, é caro, e assim fica muito mais barato — na verdade, não pago nada. Então, se eu quiser viajar para outros municípios, consigo ir de graça. Graças a Deus, ao governo e a todo mundo aí”, comentou.
Também participaram da ação a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), a Organização em Centros de Atendimento (OCA), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC) e a Energisa.
The post Quarta ação do Juntos Pelo Acre na Cidade do Povo entrega 400 kits de roupas e serviços junto com o MP na comunidade appeared first on Noticias do Acre .