Estudantes dos anos finais do ensino fundamental de 30 escolas de Rio Branco participam, nesta quinta, 7, do Encontro Municipal da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento é realizado na Escola de Música do Acre, na capital, e reúne os projetos selecionados nas conferências escolares, visando selecionar as dez propostas que representarão o município na etapa estadual, marcada para a próxima semana, na Escola Armando Nogueira, também em Rio Branco.
O objetivo é promover o protagonismo infantojuvenil por meio da educação ambiental e da apresentação de ações concretas desenvolvidas pelas próprias escolas. Além da escolha dos projetos, também serão eleitos os delegados e delegadas que acompanharão a etapa estadual, ao lado de representantes dos demais municípios acreanos.
“Esta caminhada começou ainda em 2024, com o planejamento de todas as fases da conferência. As escolas realizaram conferências lindas, repletas de ideias criativas dos nossos estudantes. Hoje, celebramos essa trajetória com o coração cheio de gratidão e de esperança em um futuro mais justo e sustentável”, destacou a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Maria de Fátima Oliveira.
Para o chefe do Departamento de Inovações Educacionais, Anderson Oliveira, o momento é de reconhecimento ao envolvimento de toda a comunidade escolar. “Todos que estão aqui hoje estão plantando sementes para um mundo melhor. Precisamos lutar por um planeta que continue existindo para as próximas gerações, e isso começa com pequenos gestos, inclusive dentro das nossas casas”, afirmou.
Entre os destaques do evento estão projetos que abordam desde o uso de materiais recicláveis até a conscientização sobre a qualidade da água em comunidades ribeirinhas.
O pequeno Wallacy Gustavo de Almeida, de 11 anos, estudante do 6º ano na Escola Major João Câncio, localizada no km 80 da Estrada Transacreana, propôs o uso de garrafas PET na criação de hortas escolares.
“Tem gente que joga litro [garrafas] nos rios, no mar, o que polui. A gente quis usar os litros para fazer canteiros de horta, para ajudar o meio ambiente”, contou o estudante, que participa ativamente das atividades ambientais.
Já o estudante Vinícius de Araújo, de 14 anos, do 9º ano da Escola Santo Antônio II, no Ramal Polo Belo Jardim, apresentou um projeto voltado à prevenção da contaminação da água em períodos de seca e cheia. Após entrevistar os moradores da comunidade ribeirinha onde vive, ele e os colegas passaram a orientar os moradores sobre o uso de cloro e a fervura da água.
“A gente pode sim ter uma qualidade de vida melhor se prestar atenção nos pequenos detalhes. Nosso projeto quis mostrar que podemos ajudar o próximo e cuidar da nossa comunidade”, explicou.
A etapa estadual da conferência vai reunir estudantes de todas as regiões do Acre. Os projetos selecionados nessa nova fase disputarão uma vaga na etapa nacional da conferência, coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).
A conferência tem como tema “Cuidar da água e do planeta com justiça climática” e busca fortalecer a consciência ambiental desde os primeiros anos da vida escolar. A iniciativa é desenvolvida por meio de parceria entre as escolas, as coordenações pedagógicas e as comunidades, envolvendo estudantes como agentes de transformação.
The post Estudantes de Rio Branco apresentam soluções ambientais no Encontro Municipal da Conferência Infantojuvenil appeared first on Noticias do Acre .