A realização dos Jogos Estudantis, que está em sua fase estadual, é uma excelente oportunidade para que os atletas possam viajar e conhecer a capital do estado, Rio Branco. Os jogos são promovidos pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Assessoria de Desporto Escolar.
Entre os atletas que estão viajando pela primeira vez está Antônia Bimi Kaxinawá. Ela é estudante do 7° ano do Ensino Fundamental, anos finais, da escola Estirão do Caucho, localizada na aldeia de mesmo nome, às margens do Rio Muru, em Tarauacá. Ela vai competir na modalidade de 150 metros rasos na categoria infantil, de 12 a 14 anos.
“Está sendo uma experiência muito boa participar pela primeira vez dos jogos estudantis aqui em Rio Branco. Quando as portas se abrem a gente tem que aproveitar e posso até levar a vitória”, disse ela.
O treinador de Antônia Kaxinawá é o professor José Matheus Viana de Oliveira, que reside na aldeia. Ele destacou que ela ficou em um hotel em Tarauacá e depois seguiram para Rio Branco. “Foi uma viagem muito boa, viemos de ônibus, o governo deu todo o apoio e dá essa oportunidade para os atletas”, afirmou.
Quem também está vindo pela primeira vez a Rio Branco participar dos jogos estudantis é a atleta Analys Araújo. Ela é estudante do 9º ano do ensino fundamental, anos finais, da escola Tupanir Gaudêncio, na zona rural de Tarauacá. Ela vai competir nos 80 metros rasos na categoria infantil, de 12 a 14 anos.
“Estou me sentindo muito bem. É a primeira vez que viajo. A experiência está sendo muito boa, porque nunca participei dos jogos estudantis, e viajar de ônibus pela primeira vez foi muito emocionante. Estou muito animada para a competição”, disse.
Já a atleta Luany de Souza, do 8º ano do ensino fundamental, anos finais, da escola Flávia Pimentel, localizada na zona rural de Plácido de Castro, diz estar nervosa por estar participando pela primeira vez da fase estadual dos jogos estudantis em Rio Branco. Ela vai competir nos 80 metros rasos na categoria infantil, de 12 a 14 anos.
Sua treinadora é a professora Márcia Lopes, que trouxe para a fase estadual dos jogos estudantis cinco meninas e quatro meninos. Todos eles irão competir em todas as modalidades de corrida livre, de 80 metros rasos até 3.000 metros. “Pretendemos chegar na final, mas só em estar aqui já é uma felicidade”, destacou.
A fase estadual dos jogos estudantis irá classificar os atletas tanto para os Jogos da Juventude, que acontecem no mês de setembro na cidade de Brasília (DF), quanto para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que irão acontecer no mês de outubro, na cidade de Uberlândia (MG).
No caso do atletismo, em torno de 90% dos municípios acreanos estão representados na fase estadual. Nesta quinta-feira, dia 7, mais de 130 atletas das mais diversas regionais do estado estiveram na pista de atletismo do Sesi para as competições de classificação para a fase nacional.
Entre os municípios representados estão Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Brasileia, Bujari, Sena Madureira, Tarauacá, Senador Guiomard, Rio Branco, Rodrigues Alves, Plácido de Castro e Mâncio Lima. Os atletas disputam provas nas modalidades 800 metros, 150 metros rasos, 200 metros, 400 metros, além de 80 e 100 metros rasos.
O coordenador estadual dos Jogos Estudantis, Rener Carvalho, explicou que no caso da categoria infantil, de 12 a 14 anos, se classificarão os campeões de cada modalidade. Já na categoria juvenil, de 15 a 17 anos, é necessário que os atletas atinjam os índices de cada modalidade.
“Já estamos fazendo esse momento, tirando os índices de cada atleta e analisando quem são os nossos melhores, para daí dar o próximo passo que é envia-los para a fase nacional, e cabe dizer que o governo do Estado está dando todo o apoio aos jogos. Já temos todas as passagens reservadas”, explicou.
O professor Wendell Ferraz trabalha na escola Madre Gabriela Nardi, no bairro Sibéria, em Xapuri. Ele trouxe para competir na fase estadual dos Jogos Escolares o aluno André dos Santos Pereira, do 8º ano do ensino fundamental, anos finais. Ele vai competir nos 80 metros rasos, na categoria infantil de 12 a 14 anos.
Para o professor, a fase estadual dos jogos estudantis é uma oportunidade de realizar a troca de experiências com outras escolas e outros atletas. “Essa fase estadual mostra a força do interior, e estamos com uma boa expectativa nessa competição”, frisou.
Quem também está animado é o professor Thiago Henrique Braga de Almeida, da escola Santa Maria II, em Rio Branco. Para a fase estadual ele trouxe um total de 10 atletas que irão competir nas modalidades 800, 400 e 200 metros, nos 150 metros rasos, além do arremesso de dardo.
“Os Jogos Estudantis são importantes para fomentar o esporte, pois já estamos trabalhando desde 2019, e em 2022 conseguimos classificação para irmos à fase nacional. Agora, estamos competindo, além do atletismo, também no futsal feminino”, explicou.
Para o professor Marcos Araújo, da escola Edmundo Pinto, de Tarauacá, os Jogos Estudantis são uma oportunidade que o governo do Estado dá para as escolas pequenas. Ele trouxe dois atletas que irão competir nos 100 metros rasos e nos 800 metros, ambos da categoria juvenil, de 15 a 17 anos.
“Somos uma escola pequena, com poucos alunos, então é importante estar participando para levar o nome da escola, pois temos alunos capazes. E esses meninos vêm para competir. Eles têm grandes chances, assim como já fizemos no basquete masculino, quando ficamos em segundo lugar”, frisou.
The post Atletas do interior participam pela primeira vez da fase estadual dos Jogos Estudantis appeared first on Noticias do Acre .