"O setor portuário brasileiro vive o melhor momento de sua história", afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante participação na 2ª edição do Summit Connect Infra, em Brasília, nesta quarta-feira (6). “Estamos tendo, este ano, um crescimento de mais de 3% na movimentação dos portos, e o setor de contêineres cresce mais de 10%”, acrescentou. Segundo ele, somente em 2025, serão mais de R$ 30 bilhões em investimentos anunciados no setor portuário brasileiro. “Isso é fundamental para o desenvolvimento econômico, para a geração de emprego e renda.”
Durante o evento, realizado em parceria pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), o ministro destacou o desempenho do Porto de Santos, que registrou a maior movimentação da sua história no primeiro semestre deste ano, com 17 milhões de toneladas operadas. “Vamos investir, nos próximos anos, mais de R$ 20 bilhões no Porto de Santos, o maior volume de investimentos já visto na história do terminal”, declarou o ministro.
Silvio Costa Filho também apresentou dados que refletem a nova fase da infraestrutura portuária nacional. Desde 2023, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) já realizou 22 leilões, contratando R$ 12 bilhões em investimentos. Até 2026, a previsão é realizar 60 leilões, com uma carteira estimada em R$ 30 bilhões, cinco vezes mais do que o registrado entre 2015 e 2022.
Entre os projetos estruturantes previstos para este ano, está o leilão do megaterminal Tecon Santos 10, que deverá receber um investimento estimado em R$ 5,6 bilhões. O empreendimento vai ampliar em 50% a capacidade operacional do Porto de Santos e gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. O projeto está alinhado ao Plano Diretor do Porto e ao Programa Nacional de Dragagem, com impactos positivos para a logística nacional e a sustentabilidade urbana, ao reduzir o tráfego de caminhões e as emissões poluentes.
Outros investimentos mencionados incluem o túnel Santos–Guarujá, a concessão do canal de navegação (dragagem), obras de infraestrutura de acesso e estacionamentos para caminhões, iniciativas que visam melhorar a mobilidade urbana e a eficiência logística da região portuária.
Desenvolvimento regional
O ministro também ressaltou a importância da integração entre os diferentes modais de transporte. “Para que os portos funcionem plenamente, é essencial que as rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos estejam conectados de forma eficiente”, pontuou. Segundo ele, o Plano Nacional de Logística (PNL) é o instrumento que orienta essa integração, com metas até 2035, mapeando gargalos e oportunidades.
A atual carteira de projetos do Ministério de Portos e Aeroportos está concentrada em regiões com maior fluxo de cargas, promovendo um desenvolvimento regional equilibrado. “Estamos unindo esforços entre o novo PAC e parcerias privadas para transformar a infraestrutura brasileira em um vetor de crescimento sustentável”, concluiu.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos