Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Pai e filho planejam parceria para trabalho ao concluírem cursos de capacitação profissional ofertados pelo governo de RO

Aos 46 anos, pai de três filhos e atualmente desempregado, Manoel Mateus, que concluiu o curso de mestre de obras na primeira etapa do programa est...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
06/08/2025 às 15h18
Pai e filho planejam parceria para trabalho ao concluírem cursos de capacitação profissional ofertados pelo governo de RO
Nesta remessa foram entregues kits a 117 concluintes de 7 cursos do Vencer

Aos 46 anos, pai de três filhos e atualmente desempregado, Manoel Mateus, que concluiu o curso de mestre de obras na primeira etapa do programa estadualVencer, em Porto Velho, planeja reingressar no mercado de trabalho, desta vez em parceria com o filho Cristiano Lucas, 18 anos, que concluiu o curso de marceneiro.

Naterça-feira (5), Manoel acompanhava o filho na cerimônia de entrega de 117 kits profissionais, realizada pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), no auditório do Colégio Tiradentes, a secretária Luana Rocha, e destacou sobre a oportunidade que os concluintes dos cursos têm de atuarem como empreendedores com o suporte financeiro do Banco do Povo, que disponibiliza linha de crédito especial com taxas menores e pagamento da primeira parcela após seis meses.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Manoel acompanhava o filho na cerimônia de entrega de 117 kits profissionais,
Manoel acompanhava o filho na cerimônia de entrega de 117 kits profissionais,

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, oVencervem se consolidando no estado por garantir às pessoas inscritas no Cadastro Único oportunidade de se capacitar ou aprimorar suas habilidades e conhecimentos por meio de cursos disponibilizados gratuitamente em várias áreas. “O programa amplia as chances para quem busca emprego e ao mesmo tempo garante às empresas maior eficiência com a contratação de funcionários qualificados”, pontuou.

Cristiano Lucas, que atualmente trabalha em uma churrascaria, disse ao receber o kit profissional que futuramente pretendo abrir um negócio na área da marcenaria. No mesmo ato ele recebeu apoio do pai, que havia se afastado do trabalho por questões de saúde e agora pretende retornar ao mercado mais qualificado. “Eu vou construir e ele vai montar os móveis”, disse Manoel, aproveitando a sugestão dada pela secretária ao saber que pai e filho tinham sido contemplados com o Vencer, que além da qualificação profissional, concede auxílio de R$ 200 mensais, durante um ano, e ao final o kit com todas as ferramentas necessárias para começar a trabalhar. Manoel recebeu o dele em outra remessa.

Além das facilidades que o banco apresenta para pequenos empreendedores, a secretária Luana citou também que uma equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Socioeconômico (Sedec) estava na solenidade realizando cadastro para emprego. “O intuito do governo ao criar o Vencer foi justamente dar condições para que as pessoas tenham a vida transformada, saindo da situação de vulnerabilidade socioeconômica e se tornando independentes das ações socioassistenciais”, explicou.

Continua após a publicidade
Anúncio
Destaque para as oportunidades disponibilizadas aos concluintes
Destaque para as oportunidades disponibilizadas aos concluintes

CURSOS CONCLUÍDOS

Os kits entregues nesta nova remessa na capital foram para concluintes dos cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, preparador de doces e conservas, eletricista de redes de distribuição de energia elétrica, eletricista industrial e mecânico de manutenção em sistemas de refrigeração e climatização, além de marceneiro de móveis sob medida.

A primeira etapa das inscrições para 2025 foi encerrada no último dia 31 com a oferta de 870 vagas em 32 cursos para 20 municípios e serão reabertas nos próximos dias para mais 2.130 vagas em 20 cursos, totalizando 3 mil vagas para todo o estado em cursos nas áreas de energia, alimentos e bebidas, vestuário, tecnologia da informação, automotiva, refrigeração e climatização, gestão, comércio, turismo, gastronomia, moda e beleza.

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Veronilda Lima
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários