Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Passageiros de Cuiabá são reembolsados após cobrança indevida no domingo

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) confirmou que 5.861 (cinco mil oitocentos e sessenta e um) passageiros que utilizaram o transpo...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
05/08/2025 às 17h54
Passageiros de Cuiabá são reembolsados após cobrança indevida no domingo
Crédito: Emanoele Daiane

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) confirmou que 5.861 (cinco mil oitocentos e sessenta e um) passageiros que utilizaram o transporte coletivo no último domingo (3) foram reembolsados após cobrança indevida da tarifa, que deveria ser gratuita conforme estabelece a Lei Municipal nº 7.248/2024. O valor total devolvido soma pouco mais de R$ 29 mil (vinte e novo mil), representando 20,52% dos 28.554 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e quatro) usuários transportados na data.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O problema foi identificado ainda durante o domingo por agentes de plantão na região central, nas proximidades do Terminal do CPA. Passageiros relataram que, apesar da gratuidade prevista para 33 domingos ao longo do ano, foram cobrados normalmente ao embarcar nos ônibus.

Assim que o fato chegou ao conhecimento da Semob, a pasta acionou imediatamente a equipe de Tecnologia da Informação da Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), responsável pelo sistema de bilhetagem. A falha foi prontamente corrigida, e os processos de identificação dos cartões afetados foram iniciados para garantir a restituição dos valores.

Em nota oficial, a secretaria reforçou o compromisso com a transparência e com os direitos dos usuários. “Seguimos trabalhando com compromisso e transparência para garantir os direitos dos usuários do transporte público”, destacou o comunicado da Semob.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além disso, a Secretaria notificou formalmente a MTU por meio do ofício nº 324/2025, solicitando esclarecimentos sobre o motivo da falha, as medidas corretivas adotadas e o plano de prevenção para evitar novos episódios. A entidade tem até cinco dias úteis para responder à solicitação.

A gratuidade aos domingos é parte de uma política pública voltada à inclusão social, mobilidade urbana e estímulo ao uso do transporte coletivo. A Semob assegura que está atenta e continuará fiscalizando para garantir o cumprimento da lei e o respeito ao cidadão cuiabano.

#PraCegoVer

Na imagem principal há um ônibus estacionado no ponto de parada situado no Aquário Municipal. A imagem retrata uma arvore sombreada. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários