Ogoverno de Rondônia registrou quedas expressivas nos índices de furto e roubo de veículos nos cinco primeiros meses de 2025, segundo levantamento da Gerência de Estratégia e Inteligência da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Os dados reforçam a efetividade das ações de segurança pública coordenadas pelo governo do estado.
Comparando com o mesmo período de 2024:
Esse resultado é reflexo de um conjunto de medidas implementadas pelo governo do estado, entre elas o reforço da atuação estratégica das forças policiais, a intensificação da presença do estado em áreas vulneráveis – especialmente em condomínios habitacionais populares da capital – e o avanço daMuralha Digital, sistema que utiliza tecnologia de ponta para monitoramento em tempo real.
Apenas nos últimos seis meses, aMuralha Digitalprocessou cerca de 75 milhões de leituras de placas, permitindo a detecção imediata de veículos com registro de furto ou roubo. Esse recurso tem sido fundamental para a recuperação rápida dos automóveis e para prisões em flagrante.
Segundo o secretário da Sesdec, Felipe Vital, caso a placa conste em banco de dados como veículo furtado ou roubado, uma guarnição da Polícia Militar é imediatamente acionada e vai ao encontro do veículo. Várias prisões em flagrante foram realizadas com base nessas informações.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os números confirmam que o investimento em tecnologia, aliado à valorização dos profissionais de segurança, está trazendo resultados concretos para a população. “Estamos trabalhando de forma estratégica, para proteger as famílias de Rondônia. A queda nos roubos e furtos de veículos é mais uma prova de que a integração entre inteligência policial, tecnologia de ponta e presença efetiva do estado nas ruas está funcionando”, pontuou.
Com uma frota estimada em mais de 1,2 milhão de veículos cadastrados na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Rondônia tem se destacado nacionalmente pelas ações integradas em segurança pública.
Fonte
Texto: Priscila Botelho
Fotos: Ícaro Rafael e Ivi Fidelis
Secom - Governo de Rondônia