Com atividades lúdicas e interatividade, o Estande Integrado de Meio Ambiente, que fica na Expoacre 50 Anos, leva sensibilização por meio de atividades de educação ambiental com foco na importância de se conservar e preservar a floresta.
O espaço é resultado da união entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Estado do Acre (IMC). O circuito conta, no total, com 10 jogos disponibilizados para crianças, jovens e adultos.
À frente das atividades estão os setores de Educação Ambiental do Imac e da Sema. O chefe da Divisão de Educação Ambiental do Imac, Francisco de Assis de Oliveira, falou da importância e da responsabilidade de levar conhecimento de forma leve e didática aos visitantes da feira e à sociedade em geral.
“Levar a educação ambiental para a Expoacre é uma estratégia fundamental para alcançarmos diretamente o nosso público: produtores rurais, empreendedores, estudantes de todas as idades e toda a comunidade que vive do e no campo. Aqui no estande conseguimos conversar de forma simples, olho no olho, tirando dúvidas, ouvindo as demandas, e mostrando na prática que produzir com responsabilidade ambiental é possível e necessário”, afirmou.
Dentre os jogos está uma atração especial: o Tapete Caminhando pelo Acre, uma experiência interativa que conduz os visitantes por uma imersão na história, cultura e biodiversidade do estado.
Diante da intensificação de eventos climáticos extremos — como secas severas, enchentes, ondas de calor e deslizamentos — a educação ambiental se torna uma ferramenta essencial para conscientizar, sensibilizar e preparar a sociedade para lidar com esses desafios crescentes.
A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Esmília Medeiros, destacou o papel do Sistema Integrado de Meio Ambiente na difusão de conhecimento por meio de ações educativas e lúdicas.
“Estamos em parceria com o Imac, com a educação ambiental. São 10 jogos, sendo um de chão, que é o tapete. Esse ano estamos com um foco especial na questão da reciclagem, em que as pessoas podem identificar como jogar seu lixo corretamente. Temos também o jogo que mostra os pássaros das nossas unidades de conservação. O foco na reciclagem é devido à temática do Mês do Meio Ambiente da ONU deste ano, que foi a redução dos resíduos plásticos. Então, estendemos e estamos trabalhando alguns jogos com esse tema”, falou.
A gestora disse, ainda, que é interessante ver como pais e filhos e casais interagem durante o circuito. “Estamos tendo um feedback muito bom dos pais, porque quando as crianças chegam, a gente coloca em dupla, então, têm muitos pais brincando com os filhos e quando terminam relatam que foi bom separar esse tempo, sentar com os filhos, jogar e ainda receber conhecimento”, falou.
Após cumprirem todo o Circuito Ambiental, os participantes ganham um certificado e brindes como, broches, chaveiros, canetas, cadernos de colorir com lápis de cor, e um copo.
Daniela Aguilar é mãe da Laura, de 4 anos, e do pequeno Lohan, de 2. Segundo ela, as atividades que estão sendo apresentadas na feira instruem as crianças a serem jovens e adultos mais responsáveis com o meio ambiente.
“É uma iniciativa muito importante, poque meus filhos vão começar a entender a importância da educação ambiental desde cedo. A gente precisa formar crianças que tenham essa mentalidade de que é preciso preservar o meio ambiente e sobre a importância de mantermos os nossos recursos naturais conservados”, finalizou.
The post Durante a Expoacre 50 Anos, Circuito Ambiental com atividades lúdicas leva sensibilização quanto à importância de se conservar e preservar a floresta appeared first on Noticias do Acre .